Crisma em dom Quintino: confirmar para testemunhar

Através de uma missa presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre José Ricardo de Barros Sales, durante a noite dessa sexta- feira, dia 5 de dezembro, oitenta e seis jovens da área pastoral São Sebastião, do distrito dom Quintino, em Crato, receberam o sacramento da crisma.

Para isso eles passaram por um ano de preparação, através da catequese, que acontecia na sede e em cada uma das seis comunidades. Cada setor contava com dois catequistas e a sede com três. “Foram encontros onde tivemos muitos aprendizados. Aprendi orações que eu tinha dificuldade. Hoje me sinto realizada. Já participo do coral, mas agora pretendo participar mais ainda. No que a Igreja precisar, estou para ajudar”, disse a jovem Ana Carina Martins de Souza.

A realização, neste dia, também foi para aqueles que contribuíram com o amadurecimento na fé católica dos crismados. De acordo com o coordenador da catequese, Gilson Jacinto dos Santos, o dia da crisma é resultado da perseverança de cada um dos que receberam o sacramento e também de todos os que se doaram no serviço de evangelizar. “Tenho orgulho do trabalho realizado”, afirmou.

Revigorados através da efusão do Espírito Santo de Deus, os jovens passaram a carregar consigo o crescimento da graça batismal, sendo enraizados na filiação divina, com força para testemunhar a fé cristã. Segundo dom Pastana, esse testemunho deve ser permanente na vida de cada um. “Todo sacramento exige consciência da importância dele em nossa vida. A crisma é uma decisão de seguir o Senhor, mas para que esse sacramento seja válido, vocês precisam ter consciência do porquê estão sendo crismados e as consequências do crisma  em suas vidas. O sacramento só existe quando tem consciência e liberdade. Quando nos encontramos temos que leva-lo aos outros para que eles também o encontrem”, disse.

A crisma deste dia foi a primeira, realizada na diocese de Crato, em 2018.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)