Alegria no olhar de quem acolheu o Espírito Santo de Deus. (Foto: Patrícia Silva)

Crisma em Baixio: Receber os dons do Espírito Santo para colocar a serviço da comunidade

O tocar dos sinos às seis e meia da noite desse sábado, 22 de junho, anunciou a Comunidade de Baixio que a celebração eucarística, onde noventa e um jovens da Paróquia São Francisco das Chagas iam receber o Sacramento da Crisma, estava sendo iniciada na Igreja Matriz.

Eles passaram por um ano de preparação e aguardavam ansiosos este momento. “Pra mim é um momento único porque estou confirmando meu batismo. É um privilégio muito grande estar presente aqui. Pretendo, a partir de agora, ser uma cristã focada na Igreja, progredindo em seus ensinamentos”, disse Helen Cauane que, mesmo sendo crismada neste dia, já exercia atividade pastoral como coordenadora do Grupo de Jovens Vivendo em Cristo.

A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Reginaldo Pedro Muniz. Antes de confirmar os jovens no batismo, o bispo ressaltou a importância dos dons do Espírito Santo, recebidos neste dia, serem colocados à disposição da comunidade colocando como exemplo o serviço daqueles que contribuíram com a realização da celebração. “Vejam quantas pessoas envolvidas para que esta celebração de hoje acontecesse: os coroinhas, leitores, cantores, as pessoas que ornamentaram a Igreja. Tudo isso são dons que se colocam a serviço. Felizes aqueles que descobrem esses dons dentro de si e colocam a serviço da comunidade. Receber o Espírito Santo de Deus é, sobretudo, receber os sete dons que deve ser colocado a serviço da comunidade”, frisou.

Ao fim da celebração o bispo convidou os catequistas ao altar e agradeceu a cada um pelo trabalho realizado. Com os jovens ele fez registros fotográficos por turma, ou seja, cada uma das seis comunidades de onde eles vieram mais a sede poderão, além do registro que fica na memória, ter o registro em imagem disponível no site da diocese de Crato.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)