Crisma em Abaiara: engajar-se na comunidade, auxiliados pelo Espírito que sustenta e dá coragem

No sábado, o que movimenta a cidade de Abaiara é a feira livre. Moradores das diversas comunidades acordam cedo para adquirir os mantimentos da semana. Neste sábado (12), o que movimentou a cidade, também, foi a celebração da Santa Missa, na qual 251 jovens receberam o Sacramento da Crisma, ministrado pelo bispo Dom Gilberto, em dois momentos. O primeiro aconteceu durante a manhã, quando os jovens da zona rual, tendo renovado as promessas do batismo, assistidos por seus pais e padrinhos, experimentaram a força do “Alto”. O segundo momento aconteceu ao fim da tarde, com os jovens da sede. E todos, agora, são chamados a uma mesma missão: o engajamento na comunidade, auxiliados pelo Espírito Santo de Deus, que há de mantê-los ao longo do caminho.

“É necessário, agora, engajamento a partir da oportunidade que lhes será dada nas diversas pastorais, grupos e movimentos. Aí deve ser dada continuidade de tudo o que vocês aprenderam na época de preparação para a Crisma”, motivou o pastor diocesano, durante a homilia.

Essa motivação foi dirigida, também, à comunidade, pela importância de  chegar aos jovens, incentivando-os à participação mais ativa na vida das atividades pastorais. O estudante Ivanildo Almeida, de 14 anos, tanto sabe disso. Servindo ao altar como coroinha, deseja que, agora, confirmado no Batismo, possa fazer seu trabalho com mais empenho e zelo.

Ao cair da tarde do sábado, celebrando já a liturgia do domingo, a Igreja recorda dois grandes acontecimentos: a Ascensão do Senhor, que cumpre Sua missão e retorna ao Pai, porque o seu lugar não é na terra, assim como o nosso lugar também não é aqui; e o Dia das Comunicações Sociais, Deus que comunica a Sua mensagem. “Recebendo o Espírito de Deus, para renascer e comprometer-se com a comunidade”, sublinhou dom Gilberto.

Texto e fotos: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação