Coordenadores das Pastorais Sociais e Comunidades Eclesiais de Base se reúnem para avaliação dos trabalhos

Sob a orientação do Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Vileci Basílio Vidal, as lideranças de cada pastoral social e também dos organismos, como Cáritas e outras entidades ligadas à Diocese de Crato, reuniram-se na manhã desta terça-feira, dia 24, para avaliar os trabalhos realizados até aqui. O objetivo foi também responder o mapeamento do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Plano Diocese de Pastoral (aprovado na assembleia diocesano de 2015 e tem duração até novembro de 2019), que priorizam a proposta da “Igreja em Saída”, indo ao encontro dos mais necessitados, de conforto espiritual e de promoção humana.

“Nós estamos com uma caminhada muito boa, por exemplo, com relação à Pastoral Carcerária, Sobriedade, AIDS. E a gente tem planos de construir uma pastoral orgânica, que é uma pastoral de conjunto. Esse é o impulso, para que a gente possa responder, ativamente, essa demanda, nas questões sociais. Daí a necessidade de se fazer uma avaliação para saber onde estão as pastorais sociais na nossa diocese”, explicou Padre Vileci.

Assembleia das Pastorais Sociais, Organismos e CEBs está marcada para o dia 22 de setembro, encerrando no dia seguinte, com a romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato. O tema é “Missão e Sustentabilidade”.

Para saber mais:

As pastorais sociais expressam a caridade e da solicitude da Igreja com as diversas situações nas quais a vida está ameaçada. Por meio de suas ações, elas buscam atender determinadas situações em uma realidade específica, tendo como foco principal difundir os ensinamentos deixados por Jesus nos evangelhos. É aí onde entram, por exemplo, a atuação da Pastoral da Criança, do Idoso, Carcerária, da Sobriedade, da AIDS. O mesmo pode ser dito em relação às Comunidades Eclesiais de Base e à Cáritas.

Entrevista e fotos: Patrícia Silva

Texto: Patrícia Mirelly