Coordenação Diocesana das CEBs avalia caminhada formativa e planeja atuação no Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã

Na manhã desta segunda- feira, dia 15 de julho, a Coordenação Diocesana das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs) esteve reunida na cúria diocesana, localizada em Crato. O objetivo foi avaliar a Semana das Comunidades, realizada de 9 a 16 de junho, discutir a vivência comunitária a partir das experiências de Círculos Bíblicos e Celebrações da Palavra e planejar a participação das CEBs no Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã (IVC).

Sobre este último, a preocupação da coordenação foi em torno de como fazer para que as comunidades tornem-se protagonistas nessa Iniciação e seus membros entendam o papel de cada um nesse Projeto. “Definimos que desenvolveremos um Projeto sobre formação Bíblica, para despertar lideranças nas comunidades e ajudar na questão do IVC em uma vivência comunitária”, informou o padre Vileci Basílio Vidal, Coordenador Diocesano de Pastoral.

No encontro também foi avaliado o Projeto de formação das CEBs que no primeiro semestre tratou sobre “Ministérios Leigos nas CEBs”, e, no segundo deve abordar a “Cartilha de Organização dos Conselhos Comunitários nas Comunidades”. “Faremos essas discussões em nível de forania e, provavelmente, no mês de março faremos a Assembleia Diocesana das CEBs onde vamos dar inicio a essa discussão que estamos começando a respeito do Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã”, disse o padre Vileci.

A articulação e divulgação da Romaria do Caldeirão, que acontecerá dia 22 de setembro, foi outro ponto discutido na pauta desta reunião bimestral.

Além do coordenador diocesano de Pastoral e dos membros efetivos, a coordenação diocesana das CEBs conta com a participação de representantes de cada forania.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE