Consistório para a criação de novos cardeais acontece na próxima quinta-feira (28)

Na próxima quinta-feira, 28 de junho, às 16h locais, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco presidirá o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais, imposição do barrete, entrega do anel e atribuição do título ou diaconato.

Na sexta-feira, 29, às 9h30 locais, na Praça de São Pedro, o Papa abençoará os pálios sagrados, destinados aos novos arcebispos metropolitanos, e celebrará a Eucaristia da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

O Vatican News transmitirá os dois eventos, com comentários em português, a partir das 11 horas do dia 28 e das 4h30, no dia 29 (horário de Brasília).

O Papa Francisco havia anunciado este novo Consistório para a criação de 14 novos cardeais em 20 de maio de 2018, Domingo de Pentecostes. 11 deles são eleitores, com menos de 80 anos. Somam-se a estes outros três com mais de 80 anos.

Os novos cardeais são:

– Louis Raphael I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, Iraque;

– Luis Ladaria Ferrer, jesuíta espanhol, desde 1º de julho de 2017  Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé;

– Angelo De Donatis, Vigário do Santo Padre para a Diocese de Roma, italiano;

– Giovanni Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado, italiano;

– Konrad Krajewsky, polonês, esmoleiro  pontifício;

– Joseph Coutts, arcebispo de Karachi, Paquistão;

– António dos Santos Marto, português, bispo de Leiria-Fátima;

– Pedro Ricardo Barreto Jimeno, jesuíta, arcebispo de Huancayo, Peru;

– Désiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina, Madagascar;

– Giuseppe Petrocchi, arcebispo de L’Aquila, Itália;

– Thomas Aquino Manyo Maeda, arcebispo de Osaka, Japão.

Os três cardeais com mais de 80 anos, portanto não eleitores, que “se distinguiram por seu serviço à Igreja”, são:

– Sérgio Obeso Rivera, arcebispo emérito de Xalapa, México;

– Toribio Ticona Porco, prelado emérito de Corocoro, Bolívia;

– Padre Aquilino Bocos Merino, dos missionários claretianos, o único que não é bispo dentre as nomeações anunciadas hoje.

Com a criação dos novos cardeais, o Colégio Cardinalício passará a ter 126 cardeais eleitores.

– 54 da Europa;

– 17 América do Norte;

-5 da América Central;

– 13 da América do Sul;

– 16 da África;

– 17 da Ásia;

– 4 da Oceania.

Destes, 20 foram criados por S. João Paulo II; 46 por Bento XVI e 59 pelo Papa Francisco.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2018-06/proxima-quinta-feira-consistorio-criacao-novos-cardeais.html