Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para discutir Plano de Formação

No Centro de Expansão Dom Vicente Araújo Matos, o Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) se reuniu durante todo este sábado (14), para discutir assuntos pertinentes à caminhada pastoral da Diocese de Crato. Essa foi a primeira reunião do ano e a quinta com o novo formato de Conselho, adotado na administração episcopal de Dom Gilberto Pastana, que contempla as representações dos diversos rostos da Diocese.

São 138 representantes. Do bispo diocesano, passando pelo vigário-geral, ecônomo, coordenador de pastoral até os coordenadores dos Ministérios da Palavra, da Liturgia e da Caridade, além dos párocos – e administradores – com os representantes do Conselho de cada paróquia, bem como os coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.

Esse número de participantes aumentou, a fim de que as discussões pudessem chegar também às bases, pois “tendo um representante diretamente da paróquia, junto ao seu pároco, isso aproxima”, na explicação do coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, condutor dos trabalhos.

Ainda segundo Padre Vileci, a integração dos representantes de Conselho e dos Ministérios [da Caridade, da Liturgia e da Palavra] favorecem o “caminhar junto”, a partir de um projeto de formação – que está em discussão e preparação – sobretudo para este Ano Nacional do Laicato.

O projeto visa formar lideranças para que, na ausência do padre, os próprios leigos possam realizar a celebração da palavra em suas comunidades. “Para isso, devem receber, principalmente, formação bíblica”, acrescentou o padre.

Na pauta, também teve destaque uma proposta para se encaminhar o Conselho Comunitário de Pastoral, que segue a dinâmica Igreja comunhão e participação.

“Cada um desses representantes tem vivência e discussão de base. E é isso que nos queremos atingir: que os leigos sejam formados e atuem conscientes da sua missão”, completou Padre Vileci.

Após este momento de explanação, as paróquias foram divididas por forania e, em mini plenárias, discutiram as propostas a serem acrescidas ao Plano de Formação.

A próxima reunião do Conselho Diocesano de Pastoral será no dia 19 de maio.

Para ficar por dentro:

O Conselho Diocesano de Pastoral organiza, lidera, coordena e avalia a pastoral orgânica da diocese. É também o principal organismo coordenador da participação dos leigos, clérigos, religiosos, com o bispo, na vida e nas atividades pastorais da Igreja local.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação