Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para discutir Carta sobre as Eleições 2018

Na manhã deste sábado, 19 de maio, párocos, administradores e representantes dos conselhos pastorais paroquiais, reuniram-se no Salão da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, para reunião do Conselho Diocesano de Pastoral (CDP). O encontro também contou com a presença do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, e de representantes do Regional Nordeste 1.

Na ocasião foi discutida a Carta sobre as Eleições 2018, lançada pelos bispos da CNBB, na última Assembleia Geral, em Aparecida (SP), e uma Cartilha sobre as eleições no país. Dom Gilberto conduziu o momento, apresentando a Carta sobre as Eleições. Ele falou a importância da mensagem nos setores das paróquias, ressaltando a construção de uma sociedade politicamente consciente.

“Na assembleia nós fizemos uma mensagem para o povo sobre as eleições este ano. Eu penso que esse instrumento pode e deve ser usado nos setores e círculos bíblicos, para uma formação crítica, dando as comunidades condições de refletir a participação das eleições”, destacou. O bispo ainda citou uma cartilha produzida pelo Regional Sul “para que as paróquias possam fazer seus pedidos, contribuindo para uma consciência politica do nosso povo, no sentido de participação de construir uma sociedade justa”. Essa cartilha tem 32 páginas, dividas em quatro partes.

Para Irmã Rosália Alencar, secretária executiva na CNBB do Regional Nordeste I, “Olhar as ações sociais da igreja é olhar para o próximo, como Cristo. Em capítulo da bíblia diz que ‘o verbo se fez carne’ (João 1, 14), tomou forma humana”. Então – sublinhou – se tomou forma humana, a pessoa precisa de casa, de trabalho, de estudo e de lazer. Nós não podemos ficar só na dimensão espiritual, mas social também”.

Durante o encontro ainda foram discutidas as ações sociais das pastorais. Para manter um acompanhamento mais próximo das realidades das pastorais e movimentos sociais de cada paróquia, foi entregue um questionário para os párocos responderem junto a sua comunidade.

Por Mychelle Santos /Estagiária

Revisado por Patrícia Mirelly/ Assessoria de Comunicação