Comunidades Eclesiais de Base

A Diocese de Crato, Igreja Romeira e Missionária rica em devoção popular tem uma caminhada de CEBs fruto das exigências do Concílio Vaticano II e que ajudou a desenvolver na região do Cariri, na década de 70 e 80, projetos sociais apoiados pela Fundação Pe. Ibiapina: postos de saúde, construção de cacimbas e reservatórios d’água nas comunidades, programas radiofônicos formativos, alfabetização de adultos pelo MEB – Movimento de Educação de Base, criação dos sindicatos dos trabalhadores rurais, além de formação específica através de oficinas de liturgias para líderes comunitários exercerem a celebração da Palavra e estudos bíblicos. Atualmente, com as grandes mudanças que estão acontecendo no mundo inteiro e em nosso país, as CEBs estão enfrentando novos desafios: numa sociedade globalizada, plural e urbanizada, como viver em comunidade? Como transmitir às novas gerações as experiências e valores das gerações anteriores, inclusive a fé e o modo de vivê-la?

Iluminado pelo Documento de Aparecida, o 13° Intereclesial das CEBs do Brasil aconteceu em Juazeiro do Norte, de 07 a 11 de janeiro de 2014, e veio reforçar a rearticulação das CEBs em nossa Diocese na reestruturação das paróquias em comunidade de comunidades: Igreja da comunhão, da partilha do pão, da missão, da paz entre cristãos que se tornam evangelizadores em seu próprio meio.