Dom Fernando dialoga sobre “Comunidade de comunidades” com representantes de setores missionários

Em atenção as diversas realidades das comunidades da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Umari- CE, dom Fernando Panico, em sua primeira visita pastoral de 2015, iniciada dia 12 e concluída hoje, 15, deu prioridade ao diálogo sobre as angustias, necessidades e planejamentos dos setores de missão, em comunhão ao documento 100 da CNBB que fala de “Comunidades de comunidades: uma nova paróquia”.

Segundo o bispo a visita pastoral é realizada no intuito de orientar a todos para que se tornem uma paróquia servidora e solidária. “Sejamos uma nova paróquia, que sai de si mesma para ir ao encontro daqueles que estão distantes da igreja. Não uma paróquia que se fecha e exclui, mas sim que está aberta para acolher a todos, desejando sempre refazer a convicção de sermos uma igreja cujo objetivo é servir em unidade. Estou feliz em puder partilhar um pouco da realidade de vocês. Contem sempre comigo”, afirmou.

Na visita as 25 comunidades da paróquia, além de rezar, escutar e orientar, dom Fernando deixou de presente aos leigos o livro de formação sobre a doutrina da igreja “Eu creio”, um livro de bolso com os quatro evangelhos e um terço, para que todos possam fortalecer a fé nos ensinamentos do catolicismo, vivenciando a boa nova dada por Jesus Cristo a humanidade e estando em oração e comunhão com a mãe da igreja, a Virgem Maria.

Reunião na Capela de Nossa Senhora do Carmo, bairro Alto Ponte. Capela contruída dentro do projeto Marco das 100 capelas, do centenário da diocese de Crato. (Foto: Patrícia Silva)

Para a aposentada Hilda Gomes Lima Duarte, 65, a presença do bispo fortifica a caminhada missionária das comunidades. “Um momento desse é muito difícil acontecer em um sitio. O bispo vir até nós? Eu nunca imaginei que isso fosse possível um dia. Essa foi a coisa mais importante que já aconteceu em nossa comunidade. Ainda temos o problema da falta de pessoas para atuar na missão, mas com esta visita o povo vem sentindo um novo vigor, querem se organizar mais em comunidade e se propõe a um maior comprometimento nos serviços pastorais”, falou.

Sobre o exemplo missionário de dom Fernando a aposentada Antônia Maria, 53, o definiu como uma pessoa humilde, que representa a pessoa de Jesus. “Um bispo que se aproxima do povo e transmite uma presença acolhedora. Muita gente nunca viu o bispo e hoje ele está aqui conosco, visitando as nossas comunidades, se alimentando com a gente, escutando todos nós. O exemplo dele é único, é como se fosse o próprio Cristo que veio até nós para renovar a nossa fé”, disse.

Em dias intensos de missão através da visita pastoral, dom Fernando acompanhado do Pe. José Luismar, Pe. Paulo Sérgio e Pe. Weslley Barros, não se poupou do cansaço físico, dias ensolarados ou longas distâncias para estar próximo do seu rebanho, mas transformou os obstáculos em mais um motivo para levar Cristo aos que precisam, demostrando o desejo e preocupação com a organização da igreja e fazendo com que o povo compreenda a necessidade de se ter uma fé alicerçada no conhecimento da doutrina, no amor ao próximo e na doação a missão.