Comunidade Sal da Terra acolhe mais quatro discípulas à vida consagrada

A Diocese de Crato celebrou nesta terça-feira (4) a alegria da consagração temporária e perpétua de Denivânia Barbosa Custódia, Lucivânia Dias dos Santos, Maria Aparecida Saraiva de Souza e Maria Márcia Araújo Silva, respectivamente, no carisma da Comunidade Sal da Terra.

As três primeiras, tendo frutificado em sua vida espiritual, comunitária e apostólica nas “Casas Comunitárias” foram consideradas “aptas” à primeira promessa. Sendo aceitas, receberam o Véu e o Estatuto da Comunidade. A última, que já passou por esse processo, fez a sua profissão perpétua. Como o próprio nome sugere, é a consagração total, simbolizada em um anel de compromisso e fidelidade, cuja inscrição recorda: “Até que a morte nos una”.

De matriz carismática, essa forma de vida religiosa é definida em comunidades de vida e de aliança, que reúnem celibatários (como é o caso das quatro professas) e também pessoas casadas.

“Hoje nós estamos muito felizes. Essa é a manifestação de Deus por nós. Que Ele nos abençoe, para que sejamos fiéis até o nosso último dia”, disse a fundadora da Comunidade,  Zuleide Cornélio de Lira.

Cerimônia de Consagração

A cerimônia que consagrou a Deus as quatro discípulas, segundo o carisma da Comunidade Sal da Terra, aconteceu dentro da Santa Missa, celebrada na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, coadjuvado pelo reitor, Padre Cícero José da Silva, e pároco do município Assaré, Padre Paulo Costa.

Após a Liturgia da Palavra, as quatro professas ficaram de pé, sendo chamadas a responder, publicamente: “Eis-me aqui”. A primeira a fazê-lo foi a religiosa Maria Márcia, que consagrou a sua vida a Deus, de forma perpétua, para servi-lo segundo o carisma da Comunidade. As demais, Denivânia, Lucivânia e Maria Aparecida também ofertaram a vida, como religiosas, mas de forma temporária. Todas, por sua vez, devem guardar a castidade, a obediência e a fidelidade aos estatutos e ao carisma abraçados.

“Rezemos, então, pela perseverança dessas jovens que querem, através dessa celebração, confirmar que as suas vidas pertencem a Deus, revelando e testemunhando, com a sua própria vida e jeito de ser, a edificação do Reino. Que este dia seja marcante, para que vocês possam crescer, sempre, na fidelidade e na simplicidade que caracteriza a vida cristã. Assim o Senhor vai revelando, em nós, a sua vontade, para crescermos em sabedoria e graça segundo a Sua vontade”, disse o bispo, durante a homilia, ressaltando a importância de consagrar a vida ao Reino de Deus, em um mundo mergulhado no individualismo e no relativismo.

A Santa Missa durou uma hora e quarenta minutos. A memória do Monsenhor Murilo de Sá Barreto, falecido há 13 anos, também foi oferecida em ação de graças no Altar do Senhor. Ele foi pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores durante 47 anos e até hoje é considerado o “vigário do Nordeste”.

Para saber mais:

A Comunidade Católica Sal da Terra foi fundada em 17 de junho de 1993, por Zuleide Cornélio de Lira, em Juazeiro do Norte, representando uma das expressões da Renovação Carismática Católica (RCC). Iniciou a sua missão na Paróquia de São Francisco das Chagas, na cidade de Juazeiro do Norte. O compromisso de anunciar a palavra de Deus, por meio do grupo de oração e da evangelização realizada porta a porta, gerou em meio à comunidade, a necessidade de ir além. Hoje realiza trabalhos missionários em todas as paróquias desta cidade e conta com casas de missão nas cidades de Antonina do Norte (CE), Cariús (CE), Exú (PE), Jamacaru (Missão Velha) e grupo de oração na cidade de Barbalha (CE).

Leia mais, aqui: https://www.facebook.com/comunicacaosaldaterra/photos/ha-oito-anos-nossa-fundadora-zuleide-sentiu-uma-inspira%C3%A7%C3%A3o-de-intensificar-a-esp/1683739118303564/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação com colaboração de Rozelia Costa (fotos) e Aline Salustiano/Assessoria de Comunicação da Basílica Santuário