Comunidade Filhos Amados do Céu celebra 10 anos de evangelização

Na noite dessa segunda- feira, dia 14 de janeiro, membros da Comunidade Filhos Amados do Céu- FAC, participaram da celebração eucarística em ação de graças aos dez anos de evangelização. A missa que aconteceu no Centro de Evangelização, localizado em Crato, foi presidida por dom Gilberto Pastana, sendo concelebrada pelo fundador, padre Sebastião Monteiro da Silva, o padre Paulo Evangelista e o monsenhor José Honor Brito.

“Nosso sentimento é de alegria e louvor a Deus. São 10 anos evangelizando famílias, dez anos evangelizando pessoas em situação de risco como dependência química, moradores de rua, jovens, crianças. Isso tem sido motivo de muita alegria. A gente tem visto o carisma da comunidade acontecer na vida das pessoas”, expressou padre Monteiro, falando ainda que nesta primeira década de missão o destaque tem sido o trabalho com a dependência química, onde pessoas que chegaram a comunidade sem nenhuma expectativa, graças ao trabalho desenvolvido, hoje estão ressocializadas.

Durante a missa, dom Gilberto rendeu graças a Deus pela caminhada de evangelização da comunidade e pela vida dos missionários que, como pede o evangelho, deixam tudo para seguir Jesus Cristo, tornando- se pescadores de homens (Mc 1, 14-20). “Hoje celebramos 10 anos de existência da comunidade que também tem seu chamado de pescar homens para o reino. O convite de Jesus é soberano. Exige uma resposta e o primeiro passo para os discípulos foi deixar as redes de pesca. Eles vão construir uma outra rede para pescar homens e mulheres, mas tiveram que deixar a rede de pesca. Esse deixar vai sendo gradativo. Abandonar-se nos braços do Senhor é deixar a própria vida. É no seguimento que eles vão confirmando sua vida e aprendendo com o Senhor, a ser discípulos de Jesus”, disse.

Ao fim da celebração dom Gilberto foi presenteado com um quadro com a imagem de São João Evangelista, baluarte da comunidade e, após a missa, foram realizadas as homenagens pela evangelização construída ao longo destes dez anos.

Missão

A FAC foi criada no dia 14 de janeiro de 2009, na cidade de Nova Olinda, tendo como carisma “Ser no mundo o reflexo do amor de eternidade”. “Esse reflexo do amor de Deus acontece na nossa entrega e oferta, no cuidado das pessoas. Somos convidados, como espiritualidade, a inclinar a nossa cabeça no peito de Jesus, mas transferindo toda essa realidade para o Cristo que está presente no pobre, no dependente químico, na família desestruturada. É dessa maneira que o nosso carisma vai acontecendo”, explicou o fundador.

Hoje, além da diocese de Crato (nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Nova Olinda, Milagres e Santana do Cariri), a FAC também está presente na diocese de Salgueiro (Trindade) e na Arquidiocese de Fortaleza (Aquiraz).

Ao todo 400 missionários compõe o quadro vocacional da comunidade e mais de 700 servos contribuem nos ministérios. Uma delas é a jovem de 24 anos, Juliana Evangelista, que ingressou na comunidade logo no início, após dois anos de sua criação. Há cinco anos ela faz parte da comunidade de vida, foi consagrada há três e hoje afirma que não sabe o que seria de sua vida sem a presença da FAC. “A comunidade me deu sabor e sentido de viver. Ela me resgatou, revirou toda minha vida e hoje não sei o que seria sem ser Comunidade Filhos Amados do Céu”, garantiu.

Para manter o trabalho de evangelização, a FAC conta com a ajuda de alguns colaboradores que fazem sua doação através do projeto “Amigos da Misericórdia”. Eles também contam com o serviço voluntário de alguns profissionais. Se você quer contribuir com esta obra é só entrar em contato através do telefone (88) 3521-2217 ou indo ao Centro de Evangelização localizado no Conjunto Pe. Cícero, Buriti, em Crato.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE