Comunidade com o diácono David e o padre Paulo Lemos. (Foto: Brena Stephanie)

Comunidade de Santana do Cariri acolhe o neo-diácono Antônio David

A ‘Missa da Graça’ de quinta-feira, dia 11 de janeiro, foi especial para a comunidade paroquial de Santana do Cariri. A celebração que reúne fiéis na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, para pedir a beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso, diante da presença Eucarística de Jesus, foi também de apresentação do novo diácono da Igreja diocesana de Crato, Antônio David.

Natural do município de Crato-CE, Antônio Honório David Neto, proveniente da Paróquia São Francisco, iniciou seus estudos no Seminário São José no ano de 2009. No dia 06 de Janeiro do ano em curso, foi ordenado diácono pelas mãos do bispo diocesano Dom Gilberto Pastana. Seu estágio diaconal, durante o ano de 2018, será desenvolvido na Paróquia Senhora Sant’Ana de Santana do Cariri, auxiliando o pároco Pe. Paulo Lemos Pereira, nas atividades evangelizadoras da comunidade.

Antes do início da Celebração Eucarística o ordenado foi acolhido, juntamente com uma caravana da cidade de Crato no patamar da Igreja Matriz. Falou em nome das pastorais, movimentos, grupos e comunidades o pároco Paulo Lemos, desejando as boas-vindas. Representando o Poder Público municipal fez uso da palavra o Secretário de Cultura e Turismo Ypsilon Félix. O diácono David recebeu também a saudação da Banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo, que executou os hinos da padroeira, Senhora Sant’Ana, e da Serva de Deus Benigna.

Por conseguinte fiéis da comunidade, que estavam trajando as vestimentas próprias de cada movimento paroquial, adentraram a Matriz para o início da Santa Missa.

Após a leitura do Evangelho, feita pelo neo-diácono, padre Paulo Lemos refletiu com a comunidade sobre o ministério do diaconato. Enfatizou que todo ministério representa um serviço para a Igreja, citando o exemplo de Cristo como aquele que “veio para servir” (Mt 20,28). Usando as palavras do Catecismo Católico o pároco também explicitou que a missão do diácono é de auxiliar os bispos e padres no anúncio do Evangelho, sendo responsável, sobretudo, com a caridade aos mais necessitados.

Concluída a celebração houve outro momento também marcante para a comunidade e para o diácono. Pela primeira vez ele proferiu a Benção do Santíssimo Sacramento. Diante de Jesus Eucarístico, David rezou pedindo pelo bom êxito do seu estágio diaconal e agradeceu ao Senhor pela noite especial em sua vida, dizendo-se “indigno de tantas graças recebidas”.

Em nome do Conselho Pastoral Paroquial, o coordenador Danilo Sobreira, expressou-se agradecendo pelo dom da vida e vocação do diácono David, fazendo votos de um profícuo estágio na paróquia. Na ocasião agradeceu também, em nome de todos os paroquianos, ao bispo diocesano Dom Gilberto “por estar sensível às necessidades pastorais da comunidade, enviando um ‘Cirineu’ para auxiliar o pastor paroquial, padre Paulo Lemos”. Nesse momento foi entregue o Plano Pastoral Paroquial ao diácono, como símbolo da caminhada pastoral da paróquia.

Ao dirigir-se a comunidade, Antonio David, agradeceu por tantas manifestações de carinho e acolhimento, destacando estar feliz em desenvolver sua missão diaconal em Santana do Cariri. Comprometeu-se em concentrar esforços numa causa especial na paróquia: apoiar a juventude local com ações pastorais.

Por último, no novo espaço da paróquia (salão aberto com cantina), recém construído, membros das pastorais e movimentos preparam uma singela confraternização.

Por: Marcos Danilo Estevam Sobreira