????????????????????????????????????

Como o “Servidor da Alegria”, advinda de Cristo, padre Marques assume a Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha

A verdadeira alegria daquele que doa sua vida para o anúncio do evangelho de Cristo foi o sentimento que permeou a missa de posse do padre Francisco Edvaldo Marques, como novo pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha. A celebração teve início às 19h, sendo presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelos padres Cícero Leandro, Sebastião Bandeira, Luciano Virgulino, João Fernando e Renato Ferreira da Silva, na Igreja Matriz.

Paroquianos de Nossa Senhora Aparecida, de Juazeiro do Norte, onde padre Marques estava como pároco, e da nova paróquia, preencheram todo o espaço da Igreja e, após a entrega da chave da porta principal, parte do rito, o som das palmas ecoou, selando o início de uma caminhada que está só começando.

“Tudo é novo, tudo é desafio. Vai ser pra mim uma nova missão, mas a característica é esta: ‘Servidor da Alegria’. Será assim o meu programa, o meu projetor. Trabalhar nesta comunidade como diz o salmo ‘servir ao Senhor com alegria’. Eu quero ser para esse povo um servidor da alegria, de coração aberto, coração feliz para realizar o melhor. Sei que esse povo é um povo santo então quero dar o melhor de mim”, disse o padre Marques sobre sua nova missão.

Em meio a alegria da acolhida, padre Marques também foi homenageado, antes de iniciar a Missa, pelo grupo de reisado Mestre Pedro, do bairro João Cabral, onde a Paróquia de Aparecida esta localizada. Desta comunidade, para ele, fica os inúmeros aprendizados. “Está começando assim alegre e quero continuar servidor desta alegria e levar para este povo tudo aquilo que realizei e aprendi com a escola de Aparecida. Eu vou colocar em prática aquilo que aprendi lá na escola de Aparecida e fazer isso da melhor maneira possível”, afirmou.

Ao fim da missa o padre foi homenageado pela comunidade que o recebia e, novamente, pelo povo a quem ele deixará saudades.

O Rito

Além da entrega da chave da porta principal da Igreja, no início da celebração, outros gestos fizeram parte do rito de apresentação, como a leitura da provisão que o nomeou novo pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha, antes do hino de louvor, e a entrega da estola e do evangeliário, antes da liturgia da palavra.

Após a homilia, o padre foi convidado a professar sua fé diante da assembleia e após a comunhão recebeu a chave do sacrário. Ao fim da missa, foi lida a ata de posse.

Histórico

Natural de Juazeiro do Norte, padre Marques tem 59 anos, dos quais 30 são dedicados ao anúncio do evangelho de Cristo por meio do sacerdócio. Ele foi ordenado em Aracajú, Sergipe, e iniciou o ministério presbiteral na Congregação de São João Bosco (Salesianos), onde passou dois anos como religioso.

Na diocese de Crato, chegou há dez anos, em 2009, exercendo a missão de padre diocesano como vigário paroquial da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte. De lá, em 2012, foi enviado para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na mesma cidade, onde ficou até quando saiu sua nomeação para a Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE

Fotos: Patrícia Mirelly