Como ler e entender a Palavra de Deus

Estamos chegando ao final de setembro, e com ele encerramos o mês dedicado a bíblia, o que não quer dizer que não devemos buscar a palavra de Deus, ou mesmo a Igreja deixa de celebrá-la. Temos que entender que a Igreja Católica se constitui de três pilares basilares, que são eles: A Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Sagrado Magistério, e somente com a união desses três pilares temos total compreensão e elucidação acerca da palavra de Deus.

A primeira coisa que temos que entender é que, a bíblia Católica compõe-se de 73 livros, já as protestantes possuem somente 66. Não entraremos em detalhes acerca das questões dos livros, no entanto, o importante é que o Católico, para compreender a palavra de Deus, primeiramente, faz-se necessário possuir a bíblia Católica composta pelos 73 livros. Outro aspecto importante é que, baseando na passagem em que Pedro expressa, que “antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal.” II Pedro, 1, o católico deve ler a bíblia à luz do catecismo da igreja católica CIC. O CIC contém as verdades de fé da Igreja, os dogmas, provindos da junção da Tradição e das Escrituras, nele podemos beber de uma fonte segura e sólida, sem cometermos erros aos lermos a palavra de Deus, baseando-se em outras coisas que não compactuam com a doutrina, esse guia de fé nos permite caminharmos em sintonia com Deus e com a salvação, bem como com a Doutrina da Igreja, evitando em nossa caminhada heresias e erros.

Destarte, a leitura da palavra de Deus não pode ser alcançada tão somente pela razão, mas deve e pode ser contemplada também por via da oração. O que vamos apresentar aqui é a chamada lectio divina, a leitura orante, esse método de leitura é remoto desde o Judaísmo, a prática de ler e rezar com a palavra de Deus era comum nas sinagogas, no entanto, somente em 1.150, d.C, o monge Guido estabelece essa leitura em quatro etapas, consolidando assim, a lectio divina que conhecemos hoje. Basicamente, a lectio divide-se em quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação.

As leituras podem-se basear no evangelho diário, ou pelas cartas apostólicas, da liturgia diária, pois alguns livros da sagrada escritura tem um conteúdo mais histórico, o que não nos permite uma maior meditação e escuta.

A primeira etapa consiste na leitura, antes de ler faz-se necessário uma oração inicial, consagrando o momento da leitura a Deus, e invocando assim o Espirito Santo. Se necessário, é bom lermos quantas vezes for necessário, e buscando sempre perceber palavras, expressões, que nos chamem a atenção, uma dica para maior concentração é o desligamento das redes sociais no momento da leitura, reservando aquele espaço para ouvir o que Deus tem a nos falar, é indicado no ato da leitura estar com um caderno para anotarmos aquilo que nos chamou mais atenção, para rezarmos com foco naquilo que Deus nos mostrou.

A segunda etapa consiste na meditação, mediante a leitura tente associar o que foi lido ao seu cotidiano, tente extrair alguma lição para melhorar sua vida, para tornar-se mais cristão, tente aplicar tais ensinamentos aos dias atuais. O terceiro passo é a oração, com a oração pedimos a Deus que Ele nos molde de acordo com sua Palavra, pedimos que sua palavra seja ardente e aplicável em nossa vida, que ela possa incomodar, levar ao arrependimento e a um conversão sincera. E, por fim, devemos contemplar a Deus mediante sua palavra, o que a palavra fez em mim? Me levou a arrepender-me de como estou procedendo? Me levou a extrair sentimentos bons? Levou-me a amar mais, a perdoar mais, a me aproximar mais de Deus.
Não existe receita pronta para amar, ler e adquirir intimidade com a palavra de Deus, a Igreja nos fornece inúmeras possibilidades, mas cabe a nós, dedicarmos tempo, disposição e um horário para escutarmos aquilo que Deus tem a nos dizer.

São Jerônimo, ora pro nobis!

Fonte: http://cariricatolico.com.br/como-ler-e-entender-a-palavra-de-deus/

 

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!