Como Igreja subiremos ao Altar do Senhor

Os fiéis católicos de duas comunidades rurais da Paróquia São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre, vivenciaram toda a riqueza presente nos ritos e nos símbolos da Igreja, nesta terça-feira, dia 18 de junho.

Em duas celebrações, Dom Gilberto Pastana abençoou a Capela Santa Luzia, na comunidade Mundo Novo, a 10 km da Igreja Matriz; e dedicou a Deus o altar da Capela Nossa Senhora Aparecida, na comunidade Graiado, a 20 km. A primeira, aconteceu às quatro e meia da tarde. A segunda, às sete e meia da noite. Em ambas, os fiéis estavam alegremente reunidos.

“Quando eu passei, de casa em casa, avisando que o bispo ia vir aqui, o povo dizia: “Nós vamos, porque nós nunca viu um bispo!’. E assim cada um foi se organizando e se ajudando, para preparar a acolhida a ele e aos padres”, disse Maria de Fátima Félix, do Conselho Comunitário da Capela de Santa Luzia.

<< Capela Santa Luzia na comunidade Mundo Novo. Fotos: Patrícia Mirelly >>

O bispo, junto ao pároco, Monsenhor Mota Mendes, e o vigário paroquial, Padre Davi Neto, confirmou os fiéis nessa alegria, usando cada etapa dos ritos (aspersão da água e incensação), para um momento de catequese.

O altar de uma igreja ou capela é abençoado – ressaltou – para que a comunidade tenha a graça de celebrar com alegria os “divinos mistérios”, presentes no pão e no vinho, Corpo e Sangue de Cristo, consagrados pelo sacerdote. Por isso o altar é em formato de mesa. A simbologia lembra que todos os fiéis, congregados na fé e na caridade, devem alimentar-se na mesa onde o próprio Cristo Se dá como alimento.

As comunidades Mundo Novo e Graiado possuem, cada uma, em torno de trinta famílias. Desde que as duas capelas foram construídas, há doze anos, ainda não haviam sido abençoadas. Mas nem por isso os fiéis deixavam de se reunir para entoar o Ofício de Nossa Senhora, meditar os mistérios do Terço e celebrar a Palavra de Deus. Agora, já instruídos sobre a veneração que devem prestar a esses pequenos templos, sinais visíveis da Casa de Deus, podem cantar: “Como Igreja subiremos ao Altar do Senhor”.

<< Capela Nossa Senhora Aparecida na comunidade Graiado. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação