Como Igreja “em saída”, Paróquia de São Sebastião, em Mangabeira, celebra sua Co-Padroeira

A Paróquia São Sebastião, em Mangabeira, distrito de Lavras da Mangabeira, está em festa. Até esta quinta-feira, dia 27, os paroquianos celebram a Festa da Co-Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, sob a orientação e direcionamento do padre Antonio José Clementino, pároco local.

No calendário anual de atividades evangelizadoras da Paróquia, a festa de Nossa Senhora já tem dimensões próximas a do padroeiro, São Sebastião, celebrada a cada ano de 10 a 20 de janeiro. Este ano, a Co-Padroeira está sendo homenageada e festejada com grande júbilo, acompanhada por uma comunidade participativa, ativa, fiel e atenta aos chamados do pároco que, com excelentes ideias, trouxe inovações para a festa, que possibilitam maior participação de todos.

A programação, por exemplo, conta com celebração diária de Santa Missa, às 5 horas da manhã, seguida de procissão com carros e motos para uma das comunidades que formam a Paróquia, sendo uma comunidade a cada dia, numa verdadeira romaria, ficando a Santa Imagem, durante o dia, na Capela da referida comunidade, após um delicioso e farto café comunitário. Às 12 horas, acontece a reza do Santo Ofício de Nossa Senhora, na Igreja Matriz, e, no final do dia, a Santa Imagem retorna em procissão à Matriz, onde às 19 horas é celebrada a Novena, com a Bênção do Santíssimo.

Ontem, quarta-feira, dia 26, último dia do Novenário, já se avalia como aprovada pela comunidade essa nova programação da festa, com momentos de elevação de amor à Nossa Senhora, quando presenteado pelo esplendor do nascer do dia, levando todo o povo de Deus a participar da Santa Missa e da procissão, que já é chamada por todos de “romaria”, bem como das atividades seguidas durante todo dia.

Hoje, dia 27, será o grande dia da festa, com a celebração da Santa Missa de encerramento, procissão pelas ruas do distrito, Bênção do Santíssimo, seguida dos avisos finais e agradecimentos do Padre Antonio José a Deus e a todos os que, de uma maneira ou de outra, participaram e atenderam ao seu chamado, que é o chamado de Deus aos seus filhos.

Terra de tradição e fé

O Distrito de Mangabeira forma uma comunidade exemplo na fé e devoção à Igreja Católica, tendo em São Sebastião os exemplos de amor e doação à  Igreja; em Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, o amor à MARIA, a escolhida por Deus para Mãe de Jesus; e no Pároco, Padre Antonio José, as orientações firmes e precisas de um Pastor que, além da missão de evangelizar – sua principal atividade – administra a Paróquia de forma que a mantém muito viva e organizada, contando com a participação permanente do Diácono Ediglei Costa, dos Conselhos Paroquial e Econômico, órgãos que atuam no administrativo/financeiro e aqueles que formam as Pastorais e os Serviços da comunidade, além dos Mangabeirenses que residem fora, mas que se fazem sempre presentes.

*Com informações de Sebastiana Mangueira Vieira, e fotos de Nilberto Henrick