Momento da apresentação, ao final da missa. (Foto: Patrícia Silva)

Com súplicas por chuvas, politicas públicas e fim do feminicídio devotos de São José participam de novenário em Potengi

Neste segundo domingo do tempo da quaresma, dia 17 de março, a comunidade paroquial de Potengi se reuniu, na Matriz, para celebrar a oitava noite da novena em honra ao excelso padroeiro, São José. O espaço interno da Igreja foi logo preenchido pelas centenas de devotos que participaram, piedosamente, da missa presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Sebastião Bandeira.

Em todas as noites, disse o padre, a quantidade de fiéis só tem aumentado, até mais que nos anos anteriores. A justificativa, segundo ele, seria a crença na intercessão do santo para um bom inverno e também o difícil inicio de 2019. “Acredito que a necessidade de chuvas para banhar as roças e diante das tragédias do inicio do ano, as pessoas têm procurado mais a Deus. Todas as noites têm sido assim, pessoas de todas as idades participando da celebração”, falou.

Foi justamente por isso que a aposentada, Hildeni Jurumênia, esteve presente. Na verdade, até hoje, ela participou de todas as noites da novena, iniciada dia 9 de março. Além da chuva, este ano veio fazer um pedido especial, particular, que não quis revelar, mas disse acreditar que será atendida. Quando a imagem de São José foi levada ao altar, no início da celebração, ela fixou os olhos nele e, de mãos juntas, fez sua súplica, no silêncio do coração. “Eu fiz o meu propósito e acredito que minha graça será alcançada. Ele é o pai de Jesus e consequentemente o meu, tenho certeza que me atenderá. Próximo ano darei o testemunho”, prometeu.

Outros clamores tiveram destaque ao final da celebração, feitos a público, para a comunidade presente. As políticas públicas, tema da Campanha da Fraternidade, e a luta pelo fim do feminicídio foram os principais deles. As vozes de jovens da Escola Estadual de Ensino Médio Menezes Pimentel, com textos e músicas, foram às portadoras destes pedidos realizados através de apresentações.

Quaresma

A festa acontece dentro da quaresma, então as leituras e a cor roxa aproximaram os fiéis a realidade própria do tempo litúrgico.

Celebrar São José nesta época, segundo dom Pastana, é oportunidade de se aproximar de seu exemplo, para estar mais próximo de Deus. “A quaresma deve nos aproximar do mistério da cruz para nascermos homens e mulheres novos e vocês tem a felicidade de celebrar, nela, a festa do padroeiro, trazendo São José como testemunho de vida, cópia do próprio Jesus para que nós, o imitando, possamos ser honestos, justos, verdadeiros assim como foi o esposo e pai São José”, falou aos fiéis durante a homilia.

Igreja em Saída

A temática da festa de São José, em Potengi, este ano é: “São José de Nazaré: esposo e pai disponível à vontade de Deus, como servo presente na Igreja em Saída”. A ideia é que os fiéis possam cada vez mais atender ao pedido do Papa Francisco de ir ao encontro. “O melhor de tudo é que estamos tendo a experiência do povo rezar. Eles estão vivenciando o tema em cada noite de novena”, ressaltou padre Bandeira.

A presença de dom Gilberto, que possui um episcopado caracterizado pela dinâmica da Igreja em Saída, incrementou ainda mais a reflexão do tema. “Temos percebido que dom Gilberto é muito povo, muito aberto, então estamos felizes de recebê-lo em nosso meio. Acredito que a presença dele trará animação para a vida do povo”, ressaltou o pároco.

Evangelização pela Redes Sociais

“Eu tenho pedido, todo dia, para que os fiéis usem o WhatsApp para divulgar as coisas da Igreja”, sublinhou o pároco.

Para atender a este pedido, a equipe da Pastoral de Comunicação tem usado, não só do whats, mas das demais redes sociais a fim de que as celebrações da festa do padroeiro cheguem ao maior número de pessoas.

Parte da equipe da Pascom. Da esquerda para direita: Geisy Anny, Rayssa Mayra e Maria Olívia. Geisy Anny, Rayssa Mayra e Maria Olívia

Através de uma escala, todas as noites membros da Pascom se revezam para fazerem registros fotográficos e transmissão ao vivo do novenário, inclusive, no encerramento que acontece próxima terça- feira, dia 19, a celebração solene das 16h, seguida da procissão, será transmitida.

Se você ficou interessado é só acessar o facebook Paróquia São José de Potengi- Ce ou o insta @paroquiasjpotengi e participar.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE