Com presença de Dom Fernando, Seminário São José inicia atividades acadêmicas deste semestre

O Seminário Diocesano São José, em Crato, deu início a mais um semestre acadêmico com Santa Missa presidida pelo bispo emérito, Dom Fernando Panico, na manhã desta segunda-feira (4).

Chamando os seminaristas carinhosamente de “meus netinhos”, Dom Fernando lembrou que a vida é um “contínuo caminho vocacional”, por isso devem pedir sempre a Deus “o dom da sabedoria e da contemplação do seu Amor”. “Comecem com esse espírito de busca verdadeira daquilo que nos faz crescer: a expressão da busca comunitária, a dimensão intelectual e a ação pastoral”, acrescentou. Também ressaltou que é no estudo e na convivência fraterna que se discerne o caminho para anunciar Jesus onde quer que seja.

Durante os quase quinze anos em que esteve à frente da Diocese de Crato, o bispo emérito deu especial atenção à formação sacerdotal, motivo que levou o reitor, Padre Acurcio Barros, a carinhosamente chamá-lo de “patriarca do Seminário”, ao lado de São José.

O Seminário Propedêutico, sob a condução do reitor, Padre Cícero Luciano Lima, também esteve presente à celebração. Este ano, nove seminaristas dão os primeiros passos rumo ao sacerdócio.

Aula inaugural

Após a Santa Missa, foi realizada a “Aula Inaugural” do Instituto Diocesano de Filosofia com palestra do Prof. Dr. Nilo Silva, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), sobre Santo Agostinho a partir do tema: “Amor à sabedoria e a verdade”.

Atualmente, o Seminário São José tem 21 seminaristas, dos quais oito estão no primeiro ano de Filosofia, dez estão no segundo e três estão no terceiro ano.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação