Com a presença do superior dos Joseleitos de Cristo Iara inicia festa da padroeira

Praça da Matriz iluminada e piso da Igreja um brilho. Estes foram os últimos detalhes ajustados para a festa da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no distrito Iara, localizado em Barro, que teve início durante a noite desta quarta- feira, dia 29 de novembro, com a Missa presidida por dom Gilberto Pastana.

Antes da celebração os fiéis realizaram outros atos devocionais demonstrando a abertura dos intensos louvores à santa padroeira. A recitação do Terço Mariano antecedeu a grande procissão que saiu da Capela São João Evangelista, a primeira do distrito. Durante a caminhada até a Igreja Matriz os devotos elevavam suas preces e agradecimentos.

“As pessoas estão animadas. A participação das comunidades rurais, dos setores e subsetores estão mostrando que será uma festa bonita e participativa, com bons frutos espirituais. Os fiéis esperaram, ansiosos, por dom Gilberto, porque a presença dele é presença de pastor, simples, animada, alegre que o povo gosta muito”, disse o pároco, padre Valderi Tavares (SJC).

Desde que chegou a diocese de Crato dom Gilberto esteve na paróquia de Iara por três vezes, sendo esta a quarta. Na primeira ele visitou o padre para conhecê-lo, na segunda celebrou o sacramento do crisma e em outra oportunidade realizou a visita pastoral. Agora ele voltou para presidir a celebração eucarística, pela primeira vez, na festa da padroeira.

Em sua homilia, além de falar da importância da festa da padroeira para o crescimento espiritual dos membros da comunidade, dom Pastana deu uma atenção especial aos dois verbos presente no tema da festa: cultivar e guardar. “O tema da festa que vocês refletirão até o encerramento é ‘Com a Virgem Imaculada queremos defender os valores do evangelho, cultivar e guardar a criação’. A criação de Deus não é para ser explorada, mas cultivada, guardada. Todos nós somos responsáveis de defender a natureza, que é de Deus, contra projetos que só visam o lucro e um luro imediato. O homem é ganancioso, as empresas são gananciosas. Esse cultivar e guardar passa pela ação das pessoas, mas também pelo cuidado comunitário na defesa da criação que é dom de Deus. Que esta festa nos ajude a nos unirmos mais, a fortificarmos nossa vivencia comunitária. É necessário estar na casa do pai para aprendermos os valores, aprendermos que os evangelhos são eternos, que Jesus é o mesmo ontem ,hoje e sempre. Não é moda. As palavras de Deus para nossa vida são palavras de vida eterna. Que essa festa enriqueça todos nós para que sintamos sempre mais necessidade de ouvir a palavra de Deus, nos deixando tocar por essa palavra e vivendo-a em nossas comunidades e em nossa família”, disse  o bispo.

Até o dia 8 de dezembro, data de encerramento da festa, os fiéis participarão de cafés comunitários, oficio divino das comunidades, novenas, missas, quermesses e apresentação de shows religiosos.

Sociedade Joseleitos de Cristo

Criada pelo padre José Gumercindo dos Santos em 1950, a Sociedade dos Joseleitos de Cristo está presente na diocese de Crato há 4 anos e, inclusive, a celebração de abertura da festa da Imaculada Conceição, em Iara, foi concelebrada pelo superior geral da Congregação, padre Júlio César de Mello Almo, que reside em Salvador e deve ficar neste distrito até esta quinta- feira.

No início da celebração dom Gilberto agradeceu ao superior à presença dos religiosos na diocese de Crato, afirmando que a comunhão das diversas expressões religiosas e das diversas espiritualidades cristãs só enriquece a vida de uma diocese, “porque a expressão desse todo é a expressão da pessoa de Jesus Cristo”.

O superior por sua vez, agradeceu, ao final a Missa, a acolhida sincera do bispo, colocando a congregação a serviço da diocese. “Nós que agradecemos a oportunidade de estarmos aqui nessa terra que nos abençoou com tantos padres, tantas vocações, tantos religiosos, com tantos irmãos que através do nosso carisma estão servindo ao reino em vários lugares do Brasil. Obrigado, conte sempre com o nosso apoio, orações e com o nosso trabalho”, disse.

Hoje a SJC possui 51 padres, sendo a maior parte deles filhos do Ceará e, mais especificamente, cinco naturais de Iara. Nesta região a Congregação possui casa também em Iracema, cidade que pertence à diocese de Limoeiro do Norte.

Para saber mais acesse: http://joseleitosdecristo.blogspot.com.br

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/ CE)