Clero da Diocese de Crato está reunido em retiro espiritual

Do dia 07 a 11 de julho, cerca de 80 componentes do clero da Diocese de Crato estarão reunidos em retiro espiritual, que acontece no Convento Nossa Senhora Peregrina, dos frades carmelitas, na cidade de Camocim de São Felix, no agreste pernambucano. A pregação desse retiro está a cargo de Dom Luís Flávio Cappio, bispo da Diocese de Barra (BA).

Anualmente, no mês de julho, os sacerdotes da Diocese de Crato participam de um retiro, que se constitui numa atividade espiritual, proporcionando aos padres horas de reflexão, para olhar os principais pontos da vida, o que está bem e o que pode ser melhorado.

O pregador

Este ano, o retiro dos sacerdotes da Diocese de Crato será pregado por Dom Luís Flávio Cappio, frade franciscano, formado em Economia, e com estudos filosóficos e teológicos feitos no Seminário Franciscano de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro.

Dom Flávio Cappio recebeu em 10 de agosto de 2008 o Prêmio da Pax Christi Internacional, com sede em Bruxelas, na Bélgica. Em 9 de maio de 2009 recebeu o Prêmio Kant de Cidadão do Mundo, da Fundação Kant, na cidade de Freiburg, Alemanha. Este prêmio é concedido bianualmente a pessoas que se destacaram na defesa dos direitos humanos.

Dom Flávio Cappio tem forte ligação com o Rio São Francisco. Aliás, ele nasceu no dia em que a Igreja Católica celebra este santo. Na juventude o Bispo de Barra tornou-se religioso da ordem franciscana e foi viver às margens do rio São Francisco. Ao completar 48 anos, iniciou uma peregrinação de 6 mil quilômetros da nascente até a foz do Rio São Francisco. Esta peregrinação durou um ano. O período foi vivido por Dom Luís Cappio como uma missão ecológica e religiosa, durante a qual o frei buscou conscientizar a população sobre a necessidade de preservação do Rio São Francisco.

A experiência foi publicada no livro “O Rio São Francisco – Uma Caminhada entre Vida e Morte”, pela Editora Vozes. Dom Luís Flávio Cappio tornou-se bispo da Diocese de Barra em 1997.