Concelebraram os padres Joaquim Cláudio de Freitas e Francisco Amós. (Foto: Patrícia Silva)

Chuva, de água e de bênçãos, em Penaforte, marca celebração da crisma

Um final de tarde com a água da chuva banhando as ruas de Penaforte, derramando bênçãos de Deus vindas diretamente do céu. Este foi o cenário que marcou a celebração da crisma, presidida por dom Gilberto Pastana, neste sábado, dia 23 de dezembro, na igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Ao som dos cânticos litúrgicos, que remetia aos últimos momentos do Advento, foi acrescentada a sonoridade das gotas da água caindo sobre a terra, tornando a “tarde/ noite abençoada”, como definiu dom Pastana no inicio da celebração. “Chuva é bênção do céu, derramamento da graça de Deus que o Senhor derramou em nossa vida, nessa terra tão sedenta”, disse.

Dom Gilberto ainda aconselhou os crismandos a abrirem, de forma sincera, seus corações para o nascimento do menino Jesus permitindo assim que o Espírito Santo possa aja na vida deles. “Aproveitem esse momento único na vida de vocês para fazer esse encontro com a manjedoura, sendo testemunhas da luz, sobretudo nestes tempos em que há tanto individualismo, relativismo e materialismo”, orientou.

Dos 103 crismados, 25 fizeram uma preparação especial, de cinco encontros, por serem adultos e já terem engajamento nas atividades pastorais. Os demais passaram por um ano de catequese. “Agora sim a missão começa para eles. Estão preparados para se engajarem em outras pastorais e movimentos. Temos a alegria de dizer que uma boa parte dos crismados se tornam catequistas, em especial da primeira eucaristia”, disse Maria da Penha Ângelo Oliveira, coordenadora paroquial da catequese.

Além da sede, os crismados vieram das comunidades Santo André, Lagoa Preta, Ouro Preto, Barro Vermelho e Bom há Ver.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!