Cerimônia especial recorda 50 anos de vida sacerdotal do Padre Mota, em Várzea Alegre

Os 50 anos de ordenação sacerdotal do Padre José Mota Mendes, pároco de Várzea Alegre, foram recordados com uma cerimônia solene no patamar da Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, na noite deste sábado (23), na presença do bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, do bispo de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, de padres da Diocese de Crato e de outras dioceses, contemporâneos do jubilando à época do seminário. Seminaristas, religiosas, paroquianos familiares e amigos também compareceram,  lotando a assembleia, onde 2500 cadeiras foram distribuídas, segundo a organização da festa.

A citação mariana “A minha alma engrandece o Senhor, e se alegra o meu espírito, em Deus, meu Salvador” (Cf. ) acompanhou Padre Mota deste o dia de sua ordenação sacerdotal em 23 de dezembro de 1968.

<< Imagens colocadas na faxada da Igreja Matriz de Várzea Alegre recordam os 50 anos de Ordenação Sacerdotal do Padre Mota. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Nascido em Assaré, em 29 de outubro de 1940, vinte e oito anos depois se tornou padre pela imposição das mãos do terceiro bispo de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos e a Oração da Igreja, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Assaré. Seu ministério foi todo dedicado à Paróquia São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre. Primeiro, como vigário. Depois, como pároco, função na qual permanece até hoje. Mas também assumiu o cargo de vigário na Paróquia São Vicente Ferrer, em Lavras da Mangabeira, em 1972, colaborando, ainda, na função de vigário paroquial de Granjeiro, por 27 anos. Foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e vigário da Forania IV. Em suas contas, já fez 41.650 batizados, 8.326 casamentos, afora as missas, confissões e demais sacramentos.

“Hoje completam 50 anos daquele grande acontecimento, para exercer, junto ao povo fiel, a missão de santificar e pastorear. Ao longo desse meio século, Deus, sem mérito de minha parte, me deu o privilégio de ser o seu colaborador tão próximo. Por isso, nessa celebração, reúne a gratidão minha a todos, de tudo que eu vivi. Foram gerações de pessoas de boa vontade. E tive a graça de viver todo o meu ministério aqui, em Várzea Alegre, onde o povo é bom, religioso, presente, fervoroso e respeitador”, considerou.

<< Após a Liturgia da Palavra, Dom Gilberto passou a presidência da Missa para o aniversariante jubilar. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Homenagens

Dom Gilberto, em sua homilia, recordou o Jubileu de Ouro de Padre Mota, agradecendo o serviço prestado à Igreja de Crato. “Elevamos a Deus o nosso hino de louvor e agradecimento por sua vida gasta em favor do povo e da evangelização”, afirmou. E refletiu sobre a vida e a missão dos sacerdotes a partir de três pilares: mestre da Palavra, ministro dos Sacramentos, guia e pastor da comunidade. Tudo isso, segundo o bispo, vai sendo desenvolvido no contexto da oração e do serviço. Assim o presbítero é chamado a viver em santidade, em união incondicional com Jesus. Amá-lo – refletiu – é a condição primeira para ser pastor do seu rebanho.

Padre Erivano Galdino, por quase seis anos vigário paroquial em Várzea Alegre, também expressou sua gratidão ao Padre Mota: “O senhor me ensinou a ser sacerdote, a partir das alegrias proporcionadas ao povo de Deus, nesse ministério tão profundo. Isso me ajuda a ser melhor e me esforçar para ser um sacerdote, segundo o amor de Jesus”, sublinhou.

<< Mais de 50 padres estiveram presentes à celebração jubilar. Fotos: Patrícia Mirelly >>

Dentre as tantas homenagens, também figuraram comendas concedidas pelo governo municipal e empresas privadas. Os paroquianos de São Raimundo Nonato, em particular, o garoto Isaac Costa Campos, emocionou o aniversariante ao revelar sua admiração pelo jubilando: “Seu coração só transborda por amor e bondade”. A mesma emoção foi sentida quando o jovem Lucas Diógenes interpretou a canção “Meu querido, meu velho”, de Roberto Carlos.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação