Cerca de 4 mil pessoas festejam o Centenário da Diocese de Crato no Jubileu da RCC e Novas Comunidades

Aconteceu dia 08 de junho, dia de Pentecostes, das 7h às 18h, o jubileu da Renovação Carismática Católica (RCC) e das Novas Comunidades, em louvor ao centenário da Diocese de Crato, na quadra do Colégio Pequeno Príncipe, em Crato- CE. O evento contou com a participação de 4 mil pessoas, sendo a missa de encerramento presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo Monsenhor Vitaliano Mattioli, Pe. Weslley Barros, Pe. Sebastião Monteiro e Pe. José Venturelli.

A programação iniciou com uma caminhada da Catedral Nossa Senhora da Penha em direção a quadra do Colégio Pequeno Príncipe, e no decorrer do dia aconteceram louvores e pregações. O jubileu da RCC está dentro do quadro de atividades vivenciadas pela Diocese de Crato no ano jubilar, por ocasião do seu centenário, que movimenta todos os diocesanos por trazer todo um legado espiritual e histórico de contribuição para o povo caririense, de forma especial.

Jubileu da Renovação Carismática e Novas Comunidades. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Fernando expressou a alegria de ver a unidade entre a diversidade de grupos da renovação carismática presente na diocese. Falou da consciência que todos devem ter de que se somos uma igreja, é pelo Espírito Santo. Mas pediu também, como o Papa Francisco, “que os nossos grupos da renovação carismática sejam grupos missionários que vivem para evangelizar, que não sejam grupos fechados mas que desçam no meio do povo, chegando aonde Jesus quer chegar, levando-O aos mais humildes e dizendo a todos que Deus é amor”, afirmou ele.

O bispo ainda ressaltou, lembrando as palavras do Santo Padre, que “se nós não somos uma igreja que surpreende, somos uma igreja morta, doente, sem vida, pois nela está o Espírito Santo” e ainda “devemos ser igreja que goste de mexer para colocar ordem, na desordem do mundo”.

Todos os movimentos diocesanos que envolvem este carisma estiveram presentes. Para o Diácono Victor Hugo, fundador da Comunidade Católica Senhora e Rainha, este momento é relevante porque ressalta a importância da renovação carismática enquanto igreja, que atua em uma diocese, uma paróquia e que está a disposição do pároco, do bispo. “Não temos outra finalidade senão servir a igreja, em plena obediência aos párocos e ao bispo” afirma ele. O diácono ainda diz que todos os movimentos que envolvem a RCC estão participando das atividades do ano centenário e que rezam de forma intensa para que este seja um ano de muita graça, “fazendo com que os próximos anos sejam sólidos, em tudo o que nossa diocese já viveu e em tudo o que está vivenciando”.

Momento da comunhão no Jubileu da RCC e Novas Comunidades. (Foto: Patrícia Silva)

O discípulo da Comunidade Católica Shalom, Alam Freitas, disse que “através deste evento nós podemos nos sentir com a diocese completando estes 100 anos, nos sentimos felizes pela abertura que a Diocese de Crato tem para com nossas atividades e animados a continuar este novo Pentecostes que é reenviado a cada dia, nos encaminhando em missão”.

No calendário do ano centenário o próximo jubileu será o da vida consagrada com a bênção da nova abadessa, dia 24 de junho, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte-CE.