Cerca de 15 mil pessoas participam de bênção e inauguração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a maior do Brasil, que está localizada em Crato-CE

Aconteceu no dia 21 de junho, às 9h, no Oratório Nossa Senhora de Fátima, em Crato- CE, a bênção e inauguração da imagem de Nossa Senhora de Fátima, a maior estátua do país. Dom Fernando Panico deu a bênção episcopal, em cerimônia que contou com a participação de aproximadamente 15 mil pessoas, segundo a Policia Militar do Ceará, dentre elas autoridades religiosas, como o Pe. Edmilson Neves, e autoridades do poder público estadual e municipal. O Deputado Ely Aguiar, idealizador do projeto também esteve presente.

O monumento tem 45 metros de altura e, segundo a assessoria de imprensa das Cidades, órgão do governo do estado, foi construído totalmente com recursos do Tesouro Estadual tendo o valor total de R$ 946.856,25. O Deputado Ely Aguiar, disse se sentir realizado por conseguir celebrar esta inauguração em momentos marcantes, como os 250 anos da cidade do Crato e o centenário da Diocese. “Depois de tanta dificuldade posso dizer com firmeza que hoje é um dos dias mais felizes de minha vida”, afirmou.

Da esquerda para a direita: Deputado Ely Aguiar, Dom Fernando Panico e Pe. Edmilson Neves. (Foto: Patrícia Silva)
Da esquerda para a direita: Deputado Ely Aguiar, Dom Fernando Panico e Pe. Edmilson Neves. (Foto: Patrícia Silva)

O Deputado falou que a Diocese do Crato é que administrará o espaço onde se encontra a imagem. “Entendemos que é um projeto que tem que ser da Diocese, foi feito com este objetivo. Temos uma casa aqui ao lado com toda infraestrutura e ela também está sendo doada, para que Dom Fernando designe uma pessoa que tomar de conta disso tudo. Ninguém entende mais de religião do que a Diocese, por isso estamos repassando este espaço para ela”. Ely Aguiar também expressou agradecimentos ao Pe. Edmilson por todo apoio e incentivo nos momentos difíceis desta realização.

Se enquadrando agora aos espaços devocionais da Diocese de Crato, junto com as romarias ao Pe. Cícero, em Juazeiro, e a Serva de Deus Benigna Cardoso, em Santana do Cariri, dentre outros, o bispo disse estar muito feliz, pois sempre teve o proposito de favorecer as romarias, as peregrinações do povo humilde. “Este é um momento de alegria e de revigoramento pastoral na evangelização missionária desta querida diocese, que completa 100 anos de peregrinação. Maria é a nossa padroeira e nós queremos renovar o nosso afeto filial, reconhecendo que sem Maria não tem Jesus e é ela que nos leva a Jesus. Queremos pedir a Nossa Senhora que abençoe a nossa cidade, esta diocese, este nosso Cariri, todo o sul do Ceará, para que com Maria os romeiros do Pe. Cícero, os romeiros da Serva de Deus Benigna, sejam também agora, os romeiros de Nossa Senhora de Fátima”.

ROMARIA N. SR.ª DE FÁTIMA 10

Padres devotos de Nossa Senhora de Fátima, vindos de outras localidades, também estiveram presentes, como é o caso do Pe. Ivan de Souza, da Paróquia- Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Fortaleza, que disse ter vindo participar por querer fazer parte desta história e acreditar que este será o novo Santuário de Fátima. Segundo o padre “a devoção a Nossa Senhora de Fátima caminha três dimensões: seguimento, comunhão e partilha. Seguindo Maria nós vamos acompanhar Jesus, depois em comunhão com Nossa Senhora, ela que disse ‘Eis aqui a serva do Senhor’ que todos sejamos servos de Cristo, e na partilha de fé. Maria é o primeiro sacrário vivo, foi a primeira que disse sim e nós somos chamados a dizer esse sim no aqui e agora, pois é uma continuação de toda a história de Maria, para que a gente complete a nossa vida em Jesus. Todas as dioceses, a arquidiocese quer se fazer presente nesta história de fé”.

Fiéis da cidade de Crato disseram que este é o melhor presente que o municipio poderia ganhar nestes 250 anos, como fala a professora Lúcia Castro, 57, “o Crato, terra do Pe. Cícero, sede da diocese ainda não tinha um monumento a altura do que a cidade merece. E agora temos. Isso é muito importante para alavancar a religiosidade do nosso povo”.

Momento da bênção da imagem de Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Patrícia Silva)
Momento da bênção da imagem de Nossa Senhora de Fátima. (Foto: Patrícia Silva)

No dia 5 de junho aconteceu a coroação desta imagem onde estiveram presentes cerca de 5 mil pessoas. Para a bênção esse número triplicou, o que faz com que se gere grandes expectativas de que este espaço se torne um dos maiores espaços de romaria do interior do Ceará.

01 Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

  • Parabéns ao Crato por esta grande devoção a NOSSA MÃE DO CÉU. Parabenizo ao Sr. Bispo pelos 13 anos, que nos ensine a Paz, a União, que a comunidade Diocesana abrangente, sinta está transformação, preservando sempre o patrimônio histórico das cidades…Um trabalho para afastar os jovens das drogas e violências.

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!