Cerca de 105 milhões de pessoas tem acesso a internet no Brasil e isso faz encontro de catequese discutir sobre evangelização na atualidade

Atendendo ao apelo do Papa Francisco em fazer com que o evangelho se torne mais próximo do povo, e tendo em vista o crescente número de pessoas com acesso a internet, a Forania III realizou no dia 04 de maio, na Paróquia de São José, em Missão Velha, o encontro de catequese com o tema “Catequese e a nova evangelização”. Aproximadamente 200 catequistas estiveram presentes, com a assessoria da coordenadora diocesana do ministério da palavra, Francisca Silva Sampaio.

Segundo dados do IBOPE, 105 milhões de pessoas tem acesso a internet no Brasil, e tendo em vista esta realidade a utilização das novas tecnologias se tornou uma necessidade para igreja. O papa emérito Bento XVI, falava sobre isso aos jovens que participavam da Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madrid, Espanha, enquanto ainda exercia o seu pontificado, pedindo que eles utilizassem das modernizações tecnológicas para evangelizar.

Hoje 60% dos catequistas da Diocese de Crato são jovens, de acordo com a coordenação diocesana da catequese, por isso “é necessário discutirmos sobre o que é catequese, mas também precisamos entender como podemos responder aos desafios da catequese hoje”, afirmou a assessora do encontro.

Uma das grandes motivações da temática, é fazer com que os jovens que vivem antenados nas redes sociais possam fazer dela um meio de divulgação de mensagens sadias, pois “em uma atual sociedade em que as redes sociais dominam, temos que fazer uma catequese que motive. Precisamos procurar aproveitar destas redes sociais para fazer catequese. Se posta muitas coisas que não tem conteúdo educativo e os catequistas precisam ser ousados para postar coisas educativas na linha da catequese, na experiência da fé, da partilha, da organização de grupo que tenha projeto de vida” disse Francisca.

Para ela é necessário utilizar das tecnologias para articular eventos, promover a divulgação de conteúdos refletidos na catequese e atualizar os internautas com o que está acontecendo nos grupos das paróquias.

A programação do encontro contou com a celebração da santa missa, discussão do tema central, partilha de experiências vividas no âmbito da catequese, finalizando com o almoço. Esteve presente também o Pe. Joaquim Ivo, pároco da paróquia de São José.