Centro Pastoral da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, é inaugurado e recebe a bênção de Dom Fernando Panico

Tendo em vista a necessidade de um espaço mais amplo para a atuação dos movimentos pastorais o Pe. Francisco Luiz, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Juazeiro do Norte, juntamente com seus paroquianos, inauguraram dia 22 de abril, às 17h., o Centro Pastoral Monsenhor Onofre de Alencar. A cerimônia contou com a participação do bispo diocesano, Dom Fernando Panico, paroquianos e também pessoas das demais paróquias da Forania II.

Antes de abençoar o espaço, Dom Fernando elogiou o trabalho de toda a paróquia em sua construção e agradeceu por terem feito memória ao Pe. Onofre, que foi um sacerdote muito importante para a diocese. Ele ainda deixou a toda comunidade, a missão de evangelizar através deste centro, para a glória de Deus e para o bem da igreja.

O centro de pastoral possui 10 salas, 4 banheiros, capela do santíssimo sacramento, cozinha, almoxarifado, dispensa e 1 auditório para 250 pessoas. Ele visa atender as necessidades de espaço para formação das pastorais e movimentos paroquiais, e na medida do possível também será disponibilizado para as demais paróquias da região, de acordo com um agendamento programado, afirma o Pe. Francisco Luiz. A escolha deste nome, explica o pároco, se deu devido a grande importância do Monsenhor Onofre para a vida paroquial “ele começou a paróquia, fez o coração do povo e ficou aqui 44 anos e eu, com todo o conselho paroquial, achamos que era merecedor para perpetuar a memória, o nome dele nesta casa.”

Os paroquianos acreditam que este espaço facilitará o trabalho de evangelização conforme disse Diego Alves, 22, auxiliar de serviços gerais, “neste espaço as comunidades poderão desenvolver seus trabalhos e projetos. Nós não tínhamos isso antes, era muito sufocado, só estava a nossa disposição um salão para acomodar todas as pastorais e agora não, agora poderemos ter mais de uma reunião acontecendo ao mesmo tempo. Isso facilitará o nosso trabalho de evangelização nos diversos movimentos que temos.”

Para a irmã Raquel Ramos de Souza, 25, da Congregação das Irmãs Missionárias Capuchinhas “toda paróquia precisa ter um lugar onde as pastorais se reúnam para preparar os encontros, a missão, nossa paróquia é muito missionária. Antes nós nos reuníamos em escolas, nas casas, em lugares que às vezes era mais difícil o acesso e agora não, agora nós temos um espaço acessível em nossa própria paróquia.”

O centro de pastoral traz um pavilhão com o nome de Dom Fernando Panico, em homenagem ao bispo diocesano. Sua construção contou com a contribuição de colaboradores, o incentivo do Pe. Francisco Luiz e de forma especial com a participação de todos os paroquianos que se empenharam e se doaram ao máximo para esta realização. Ele se localiza ao lado da igreja matriz de Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte.