Celebração Eucarística abre programação alusiva aos 255 anos do município de Crato

Uma celebração eucarística na Praça da Sé abriu, oficialmente, a programação pelos 255 anos de fundação do município de Crato, neste domingo, 16 de junho. Os cratenses católicos participaram da Missa, no dia em que a Igreja, em todo o mundo, contemplou o mistério da Santíssima Trindade. A cerimônia foi presidida pelo bispo Dom Gilberto Pastana, concelebrada pelo vigário-geral da Diocese de Crato e cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, Padre José Vicente. Entre os presentes à assembleia, estava o prefeito José Ailton Brasil, junto aos seus assessores e secretários.

Segundo o prefeito, abrir a programação da Semana do Município na Sé teve motivo especial: “Para agradecer e louvar a Deus, pela felicidade de todos nós, no coração do Crato”.

Pensar a cidadania na vivência comunitária

Dom Gilberto dedicou sua homilia à liturgia do domingo, solenidade da Santíssima Trindade, pontuando que, assim como são três pessoas vivendo em perfeita união comunitária, assim também devem ser os habitantes de Crato.

“As datas coincidentes nos ajudam a pensar a nossa cidadania cratense. A Trindade é uma comunidade perfeita e que serve de referência para nós. Seus valores são eternos e verdadeiros. Portanto, para nós, que queremos construir uma comunidade, devemos observar as virtudes sociais e cristãs, banindo o individualismo, e reforçando o respeito pelas pessoas e a solidariedade”, afirmou o bispo, que recebeu o título de cidadão cratense em 11 de junho de 2018. Relembre aqui: http://diocesedecrato.org/dom-gilberto-pastana-recebe-titulo-de-cidadao-cratense/)

<< Antes da celebração, a bandeira do Brasil foi hasteada, na Praça da Sé, pelo prefeito José Ailton Brasil, a do Ceará por Dom Gilberto Pastana e do município pela vereadora Ticiana Cândido. Foto: Patrícia Mirelly >>

A história de Crato está ligada à Igreja Católica com a “Missão do Miranda”, exercida pelos frades da Ordem dos Capuchinhos. Saiba mais aqui: http://blogdocrato.blogspot.com/2010/02/historia-do-crato-resumo-historico.html

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação