Celebração do Domingo de Ramos dá início a semana santa e leva centenas de fiéis a Catedral Nossa Senhora da Penha

Aconteceu hoje, ás 16h, a missa de Domingo de Ramos na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. A celebração começou no Santuário Eucarístico Diocesano e contou com a participação de aproximadamente 600 fiéis que, após a bênção dos ramos, seguiram em procissão até a catedral, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ela foi presidida pelo bispo Dom Fernando Panico e concelebrada por padres da Forania I.

Segundo Dom Fernando “o domingo de ramos nos lembra que Jesus entra na vida de cada cristão para nos salvar.” O bispo desejou a todos que fazem esta diocese centenária o espírito de acolhimento, para se vivenciar bem esta semana santa, reconhecendo que Cristo é o Senhor da vida.

Ele fez ainda um pedido para que “estes dias sejam vivenciados com o espirito renovado de quem se deixa tocar por Jesus, um Jesus real e não imaginário, um Jesus ferido, um Jesus injuriado, humilhado, condenado, deixemos tocar pelas chagas de Cristo que nos cura”. Dom Fernando recordou as palavras do Papa Francisco, pronunciadas na celebração deste dia, no Vaticano, pedindo a todos que façam um exame de consciência sobre como estamos nos colocando diante da realidade da paixão de Cristo.

Para os fiéis este foi um momento de fortalecimento na fé. Segundo Patrícia Mirelly, 20, estudante, participar desta santa missa a encoraja na vida, pois “Jesus se despiu de tudo para assumir o que Deus havia confiado a ele e isso nos faz pensar o que Deus quer de cada um de nós”, ela ainda recorda do compromisso, que cada cristão tem de anunciar o evangelho com fidelidade, dizendo que “esta mesma multidão que hoje o aclama será a mesma que o crucificará na próxima sexta- feira”. Já para Marli Viana, 52, professora, “a celebração do domingo de ramos é de muita importância uma vez que nos leva a ressurreição que vivenciaremos no próximo domingo”.

Nesta missa foi realizada a coleta da solidariedade. Ela é destinada a projetos que estejam relacionados ao tema da Campanha da Fraternidade, neste ano “Fraternidade e Tráfico Humano.”

A programação de toda semana santa na Catedral Nossa Senhora da Penha, você pode ter acesso entrando em contato com a secretaria no telefone (88) 3521-0309.