Ceará realiza I Romaria do Laicato

No último dia 13 de outubro (sábado) aconteceu em Fortaleza o encontro da colegiada do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Regional Nordeste I / Ceará. O encontro foi promovido pela presidência regional na Casa do Cursilho de Cristandade, conhecida como Casa do Leigo, no Bairro Fátima em Fortaleza.

O objetivo da colegiada foi sintonizar os passos de ação planejada a ser concluída nesse segundo semestres de 2018. Francineuda Aquino, presidente do CNLB regional, agradeceu e exaltou a presença dos representantes das Arqui-dioceses de Fortaleza, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Tianguá, Limoeiro, Iguatu e Crato (representada por José Batista, coordenador das Comunidades Eclesiais de Base).

Pontuou a reunião em ouvir as situação reais das dioceses, em preparação para I ROMARIA DO LAICATO,  a participação de representantes do regional nos encontros Nacional de Juventude e Comunicação acontecido no final do mês de setembro último em São Paulo, onde participaram o jovem de Limoeiro do Norte, Paulo Samuel ; e pela comunicação, Pedro Cadeira.

JUVENTUDE

Paulo Samuel destacou a importância do encontro, onde foi assumido promover a integração das juventudes e formular espaço de encontros para interações. Fará contato e articulação no regional para promover tais ações.

COMUNICAÇÃO

José Batista membro Comissão Nacional de Comunicação – CNC destacou o êxito do primeiro Encontro de Comunicação promovido pela CNLB – CNC. Como encaminhamentos para o regional tem como ação promover a equipe de comunicadores do regional e interagir com parceiros da comunicação, como por exemplo as PASCONs.

ROMARIA DO LAICATO

Um dos pontos centrais da reunião foi os encaminhamentos para a I ROMARIA DO LAICATO, como ação de coroamento para finalização do ANO DO LAICATO – CNBB 2017 / 2018. A mesma acontece no próximo dia 18 de novembro, no Santuário de N. Sra. de Fátima, cidade de São Benedito – Diocese de Tianguá.

Érica Maria é membro do CNLB da diocese de Tianguá e apresentou como estão as preparações básicas para acolhida dos romeiros: “Estamos nos articulando como Igreja local, como sociedade, fazendo reuniões e nos preocupando em oferecer uma boa estrutura física, como também estrutura humana de acolhida e alegria”.

Os encaminhamentos finais da reunião colegiada foi prever o número de participantes por diocese para romaria, participação na Romaria Nacional do Laicato em Aparecida em novembro, e a data da assembleia regional eletiva proposta para o mês de abril de 2019.

Fonte: http://santuariodefatima.org.br/