Interior da Igreja Matriz. (Foto: Patrícia Silva)

Campos Sales: Tríduo prepara fiéis para os 75 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Penha

Criada em 29 de dezembro de 1943, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Campos Sales, completa, próximo sábado, 75 anos. Para celebrar este jubileu tão especial, os fiéis participam de um tríduo que na segunda noite, celebrada nesse 27 de dezembro, teve a missa presidida por dom Gilberto Pastana.

Na celebração o bispo falou sobre a importância desta ação de graças. “Celebrar 75 anos de paróquia é celebrar a nossa pertença, participação. É recordar e atualizar em nossas vidas esse jeito de vivermos a nossa fé. Nossa fé não é vivida desorganizadamente, mas dentro de uma organização que chama-se paróquia. Nós rendemos graças ao Pai por esta presença evangelizadora eclesial. Durante estes 75 anos quantas pessoas por aqui não passaram? Quantas vocações essa paróquia já rendeu para a Igreja de Jesus Cristo?”, provocou a reflexão.

O bispo ainda falou sobre a importância da paróquia na vida dos cristãos. “Ninguém nasce cristão. Nos tornamos cristãos quando somos formados na vida eclesial. É na paróquia que vamos aprendendo a ser cristão. É importante termos a consciência que nossa vida cristã se desenvolve nessa relação profunda com a paróquia. Muitos de vocês foram batizados aqui, fizeram a primeira comunhão, foram crismados, receberam o sacramento da penitência, se casaram e vêm ao menos uma vez por semana fortalecer a fé. A Paróquia é este local onde devemos correr para encontrar Jesus. É aqui que nos alimentamos da palavra e do pão que é Jesus. É difícil desassociar a vida cristã da paróquia, porque aqui nos tornamos família de Deus. A paróquia nos faz pertencer a uma família de fé. Nossa vida cristã começa na paróquia. A paróquia é esse referencial em nossa vida e não devemos perder”, destacou.

Ao fim da celebração foi lida a Bênção Apostólica enviada pelo Papa Francisco por ocasião da celebração do jubileu.

É festa!

Um motivo a mais para a comemoração é que ela acontece dentro da festividade do natal de Jesus. Para o padre Wilton Leite, que está a frente da comunidade paroquial há 35 anos, este é um tempo de alegria multiplicada.

“Sinto-me muito feliz em estar aqui. Quando cheguei a esta paróquia ela tinha 40 anos de existência. A frente dela há três décadas e meia percebo o quanto ela cresceu. Aqui renovo minha vocação. Com a graça de Deus a gente procura morar no coração do povo e o povo em nosso coração“, disse padre Wilton.

A missa festiva do jubileu paroquial acontece sábado, às 19h, sendo presidida pelo padre Wilton (SSCV).

Curiosidades

A paróquia de Campos Sales foi criada pelo segundo bispo da diocese de Crato, dom Francisco de Assis Pires, sendo desmembrada da Paróquia Santo Antônio, do município de Araripe.

Neste tempo de existência ela já deu origem à outra paróquia, a de São Francisco de Assis, em Salitre.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)