“Café Espiritual”: O louvor da manhã criado pela Pascom da Paróquia Menino Jesus de Praga

Compartilhe:

O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”. A Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Menino Jesus de Praga, do Bairro Novo Juazeiro, em Juazeiro do Norte, compreendeu tão bem o pedido, que decidiu criar um quadro, nas redes sociais, protagonizado, justamente, por leigos. Padres e diáconos também participam, mas são os ministros extraordinários da comunhão, os catequistas e outros convidados que ajudam a levar fortalecimento espiritual aos internautas, a partir da reflexão diária do Evangelho.

E serve mesmo como um louvor da manhã. O nome do quadro, “Café Espiritual”, veio do comentário de uma leiga, num grupo da paróquia no WhatsApp: “Mariazinha, da Comunidade Santo Expedito, quando eu postava diariamente ‘o Gotas que Edificam’, ela respondia: ‘Um brinde a este café que alimenta nosso espírito antes de iniciarmos as atividades diárias’”, conta o coordenador da Pascom, Romulo Bezerra.

Por trás das câmeras. Foto: Reprodução

O “Gotas que Edificam”, inspiração para o “Café Espiritual”, são áudios gravados pelo Padre Aureliano Gondim, coordenador diocesano da Pascom e administrador da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Ele reflete o Evangelho do dia, e publica-o todas as manhãs nas redes sociais.

Romulo acrescenta que o quadro nasceu, também, na intenção de alimentar e atrair as pessoas para seguirem a página oficial da paróquia, no Facebook.

Acompanhe aqui: https://www.facebook.com/PMJPNOVAPASCOM/

Os equipamentos inicialmente são emprestados e as gravações feitas em um estúdio improvisado na sala do pároco, na Igreja Matriz, todas as terças-feiras, das sete às dez da noite. “Cada membro da equipe de reflexão tem um dia determinado para refletir; e nos sábados é aberto para convidados paroquiais e inter-paroquiais”, conta.

A equipe fixa tem o compromisso de usar, nas gravações, as vestes oficiais de seus movimentos, pastorais ou a camisa do padroeiro da sua comunidade, valorizando, assim, a Igreja. Além disso, semanalmente, recebe uma planilha, contendo o Evangelho a ser meditado. O vídeo tem o limite de seis minutos. E junto à divulgação, são veiculados, também, o Evangelho legendado e links para as pessoas se auto-adicionarem aos grupos de WhatsApp da paróquia .

Desafios

Além do coordenador da Pascom, o Café Espiritual é desenvolvido por outras quatro pessoas: Périclys Brilhante, na produção; Emanuel Mariano, na edição; Tereza Maria, na coordenação da equipe de reflexão e Gil Felix, na divulgação nas redes sociais.

Rômulo considera que “as exigências são muitas, mas as orações e a espiritualidade ajuda transcorrer do trabalho”. Para se ter ideia – ele acrescenta – em outubro do ano passado, a equipe envolvida na produção do Café Espiritual já havia gravado e arquivado vídeos para serem editados até março deste ano. E todos os equipamentos são doados, mas a pastoral avançou de tal maneira, que o Conselho Econômico prometeu “investir pesado”, para incentivar a manutenção e o desenvolvimento de novos projetos, segundo Rômulo.

Criada há um ano, a Pascom da Paróquia hoje é composta por onze pessoas: Romulo Bezerra, Gil Felix, Tereza Maria, Périclys Brilhante, José Eudes, Emanuel Mariano, Julio Henrique, Luciana Cavalcante, Rosangela Bezerra, José Nilton e Francisco Freitas.

<< Parte da Pascom. Foto: Reprodução >>

O nome, “NOVA PASCOM”, na explicação do coordenador, tinha duas intenções: além de anunciar a reativação da pastoral, o grupo queria chamar a atenção das pessoas para o novo, o criativo, o participativo. “Foi criada a página ‘A BOA NOVA’, que vinha com este apelo de novo, junto da citação bíblica, dai defini como iriámos alimenta-la”, diz Rômulo. A página, presente no Facebook e no Instagram, traz notícias e informações da paróquia, bem como a transmissão, ao vivo, das missas e demais celebrações.

Mas a Pascom quis ir além, criando outros projetos: PORTAL COMIPA: Memória, Arte e Cultura da Paróquia; ARTE & LOUVAÇÃO: Evangelho rimado por artistas da paróquia e veiculado com imagens de caricaturas bíblicas na página “Portal Comipa”; Revista Eletrônica “A Boa Nova”, que veicula os links das notícias e informações publicadas na página A BOA NOVA.

Para acompanhar: 

? Fanpage: Portal Comipa: https://www.facebook.com/COMIPAPMJP/
Grupo Whatsapp Café Espiritual Diário I: https://bit.ly/2EjIXGA
Grupo Whatsapp Café Espiritual Diário II: https://bit.ly/2OlsqSl
Grupo Whatsapp Revista Eletrônica A Boa Nova: https://bit.ly/2pSD9d9

? *Instagram:* @pmjpnovapascom
? *Youtube:* A BOA NOVA Paróquia Menino Jesus de Praga

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts