Bispos visitam famílias que vivem em torno de Parque Eólico na comunidade Serra do Inácio – PI

Os bispos Dom Plínio José Luz da Silva da Diocese de Picos – PI e Dom Gilberto Pastrana de Oliveira da Diocese de Crato – CE, acompanhados de padres e representantes da Cáritas Brasileira das duas Dioceses e do Regional Piauí realizaram nessa sexta-feira (27/04), visita às famílias que vivem em torno de Parque Eólico na comunidade Serra do Inácio pertencente aos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí na Diocese de Picos.

Conhecer a realidade do povo já faz parte da missão pastoral do bispo, mas a visita à região surgiu através da Cáritas de Crato que há meses foi convidada pelo Grupo Votorantim (Empresa responsável pela implantação do Parque Eólico) para a construção e implementação de um Projeto Social financiado pela Empresa e pala Fundação Banco do Brasil voltado para o atendimento a essas famílias, sobretudo aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Mediante a informação, as duas Igrejas irmãs através de seus pastores decidiram ir ao encontro dessas famílias para ver de perto a realidade e assim iniciar a viabilização do projeto tendo a certeza de que o mesmo condiz com os princípios da Igreja Católica e da Cáritas Brasileira.

Durante o dia, a equipe visitou as famílias ouvindo e vendo seus relatos de vida e anseios. Foi notório duas realidades distintas, famílias que demonstram conhecimento e coragem para trabalhar e famílias desanimadas e com falta de conhecimento. Para Dom Gilberto, mediante a visita, o projeto a ser viabilizado é muito pequeno diante das necessidades. “Teríamos de renegociar com a Fundação Banco do Brasil para inserir não só às famílias já detectadas, mas muito mais, pois as demandas são grandes”, disse.

A partir de então, a Cáritas Regional do Crato em gestão compartilhada com a Cáritas Diocesana de Picos, Cáritas Regional Piauí e agentes do Sindicato Local e da Área Pastoral de Curral Novo do Piauí será a gestora do Projeto indo de encontro à realidade das famílias.

A visita a comunidade encerrou às 17h com a Celebração da Eucaristia presidida por Dom Gilberto Pastrana e concelebrada por Dom Plínio José e sacerdotes presentes. Dom Gilberto caracterizou a visita como um Dia de Evangelização e Pastoreio.

Por Cleuma Silva/Assessoria de Comunicação da Diocese de Picos – PI

Fonte: http://dp15.com/bispos-visitam-familias-que-vivem-em-torno-de-parque-eolico-na-comunidade-serra-do-inacio-diocese-de-picos/