Bispos do Regional NE I da CNBB se reúnem na Diocese de Crato

De 1 a 5 de setembro os bispos do Regional Nordeste I da CNBB, estado do Ceará, estão reunidos na Diocese de Crato, na cidade de Crato, para um encontro de convivência comunitária entre os membros episcopais desta região particular, visando promover a unidade na diversidade e estreitar os laços entre as Dioceses do estado. O encontro contou, nos dias iniciais, com a presença do Cardeal Dom João Braz de Aviz, que veio a Diocese de Crato, em nome do Papa Francisco, para coroar a imagem da padroeira diocesana, Nossa Senhora da Penha, por ocasião do centenário.

Na programação do encontro teve momentos de espiritualidade, visita a cidade de Santana do Cariri onde os bispos puderam conhecer o local do martírio da Serva de Deus Benigna Cardoso, que se encontra com o processo de beatificação no Vaticano, e o Museu Paleontológico; eles também participaram de comemorações pelo centenário da Diocese de Crato, como a inauguração da Cúria Diocesana Bom Pastor e a coroação da imagem de Nossa Senhora da Penha.

Dom Fernando Panico falou da alegria que sente por estar acolhendo seus irmãos no sacerdócio na região diocesana, expressando que tudo o que a Diocese de Crato está vivenciando são momentos muito fortes e ele fica feliz em poder partilhar com eles de tamanhas felicidades nesta reunião que propõe a unidade da igreja.

Medalha do centenário entregue aos bispos do Regional NE I e ao Cardeal Dom João Braz de Aviz. (Foto: Patrícia Silva)

Sobre a importância do encontro o Bispo Dom José Haring, OFM, presidente do Regional NE I da CNBB, explicou que “Cada um de nós bispos está na sua Diocese. A gente se encontra para trabalhar, então já há uns anos atrás surgiu à ideia de fazer uma semana de convivência, onde falamos sobre as nossas dioceses, problemas pessoais, estudamos também um pouco e se trabalha até mais, como se fosse uma reunião de trabalho, mas sempre tem o lazer, a presença, o dia e noite que estamos juntos, e isso cria laços profundos entre todos nós, conseguindo aproximar as igrejas cada vez mais, promovendo a unidade na diversidade. Todos somos igreja de Jesus Cristo, mas cada uma tem um rosto todo especial pela geografia, pela história, pelo bispos, padres ou pelos fiéis questão na diocese mas não deixamos de ser um em Cristo”, afirmou.

Dom José Haring também falou da importância do ano jubilar que a Diocese de Crato esta vivenciando desejando que todos permaneçam unidos nesta igreja. “O mundo precisa de união. Têm tantas ideias diferentes, tantas propostas diferentes. Que possamos nos apoiar um no outro aceitando a diversidade, aceitando o jeito de cada um e sabendo que temos a mesma fé e estamos na mesma igreja. Assim estamos dando um testemunho do próprio Deus que um e três na sua diversidade, na sua unidade, Somos assim um espelho, reflexo, uma imagem da Santíssima Trindade e que essa imagem fique cada vez mais luminosa, brilhosa no mundo em que estamos vivendo. Parabéns a Diocese de Crato por estes 100 anos”, disse.

Por ocasião do centenário da Diocese de Crato todos os bispos receberam uma medalha com a logotipo do centenário e a imagem de Nossa Senhora da Penha.