Bispos durante a reunião privativa. (Foto: Alex Ferreira)

Bispos do Regional NE 1 iniciam reunião do CONSER com apresentação da nova Presidência

Na tarde desta segunda- feira, dia 3 de junho, os bispos das oito dioceses e arquidiocese do Ceará, iniciaram a reunião do Conselho Episcopal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil- CNBB, do Regional Nordeste 1, o CONSER. O encontro que acontece na Casa de Retiros das Irmãs Josefinas, em Fortaleza, teve como primeira pauta a apresentação da nova Presidência.

Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, dom André Vital Félix da Silva e dom Valdemir Vicente Andrade Santos, respectivamente, os novos presidente, vice- presidente e secretário da CNBB- Regional Nordeste 1, foram acolhidos pelos irmãos no episcopado e pelos colaboradores da CNBB no Ceará, que celebraram, também neste dia, o dom da vida de dom Vasconcelos, dom André e dom Antônio Cavuto, aniversariantes do mês.

Além da gratidão pela confiança depositada, os novos representantes expressaram também as melhores expectativas para as atividades de evangelização no quadriênio 2019-2023. “Agradecemos a Deus por estarmos neste Regional que é tão dinâmico, que já tem uma história tão grande. Queremos dar continuidade a esta história. Mudanças poderão ocorrer porque se faz necessário, tem muitas coisas que vamos ver, mas não vamos deixar de escutar as lideranças de cada diocese e ser este espaço de união, comunhão, troca de experiências entre as dioceses e, particularmente, de vivência conjunta daquilo que a CNBB Nacional nos orienta sobre as nossas diretrizes”, afirmou o novo presidente.

Inclusive, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, definidas na mesma Assembleia em que ocorreu a eleição da Presidência Nacional e dos dezoito Regionais da CNBB, realizada no mês de maio, em Aparecida- SP, é o tema que os bispos do Ceará refletirão até a próxima quinta- feira (05), com a assessoria do arcebispo da arquidiocese de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Nos dois últimos dias, o CONSER conta com a participação dos representantes das Comissões, Pastorais e Organismos da Igreja do Ceará.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)