Bispos do Nordeste apresentam Documento de Fortaleza

Entre os dias 07 e 10 de agosto foi realizado no Hotel Recanto do WIRAPU’RU, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, o Encontro dos Bispos da Região Nordeste do Brasil. O evento contou com a presença da presidência da CNBB: Cardeal Sérgio da Rocha, dom Murilo Krieger e dom Leonardo Steiner, do Monsenhor Nereudo Freire (ecônomo da CNBB) e de quase 80 bispos oriundos de diversas dioceses do nordeste. Também estiveram presente os 05 secretários executivos regionais; 3 assessores e um representante da ADVENIAT.

O tema “A presença da Igreja no Nordeste” foi a proposta de reflexão para o encontro. A programação contou com momentos de orações, reflexões e partilhas entres os cincos regionais, visita a locais históricos da capital alencarina e noite cultural. A abertura aconteceu na noite do dia 07, com a palavra de acolhida de dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza e presidente da CNBB Regional NE 1 e da palavra do Cardeal Sérgio da Rocha. Houve um momento de apresentação das comunidades que atuam no Condomínio Espiritual Uirapuru. Na manhã seguinte a palestra inicial tratou do tema “A realidade sócio-política”, com assessoria de Tânia Bacelar, da arquidiocese de Olinda e Recife. Após o momento houve a partilha e ressonância da apresentação. A segunda palestra proferida foi “A realidade religiosa”, com o diácono Sérgio, de Recife e a última palestra tratou do tema “A presença da Igreja no Nordeste”, com assessoria do Professor Cândido da Costa e Silva, da Bahia.

Com os seguintes questionamentos: “1 – Diante das exposições feitas, que desafios estão presentes em nossos regional e que interferem direta ou indiretamente no processo de evangelização (sócio econômico, político, cultural e religioso) e 2 – Que experiências pastorais existem em nosso regional que já são uma resposta a esses desafios?” Cada Regional apresentou suas reflexões em plenária.

O passeio cultural foi marcado pela histórica visita dos bispos à Catedral Metropolitana de São José e ao centenário Seminário da Prainha, celeiro de estudo religioso de nomes ilustres de nossa história religiosa e política, tais como: Padre Cicero, dom Helder Camara, dom Eugênio Sales entre outros. Também foi visitada a Paróquia de São Vicente de Paulo, no bairro Joaquim Távora e a Praia de Iracema. Durante o jantar foram apresentadas danças típicas da cultura nordestina, um poeta recitou poesia de cordel e um grupo de música deram o tom festivo a noite cultural.

No último dia coordenados por dom José Antonio e dom Leonardo Steiner a reunião teve seus encaminhamentos apresentando as propostas para a ação evangelizadora no Nordeste, resultante no Documento de Fortaleza. Dom Murilo Krieger, vice presidente da CNBB, fez a seguinte reflexão: “procuramos traçar linhas em comum. Nenhuma instituição tem o direito de se impor sobre a diocese, mas a diocese é que quer essa reunião, para juntos buscamos o caminho em comum, nós aprovamos o documento de Fortaleza”, ressaltando a espiritualidade do nordeste, diz: “o que nos move é o amor a Jesus Cristo e ao seu povo, aqui no Nordeste há alguns valores além da fé que nos inspiram, por exemplo: o padre Ibiapina com a sua caridade. Antônio Conselheiro com aquela caracteriza de esperança. Padre Cícero com a fé e dom Helder Camara com o seu profetismo. Pegamos esses quatro nomes por serem do Ceará que nos acolheu”. Retomando ao citado Documento de Fortaleza, acrescenta: “nós fizemos uma apanhado da situação, um ver sobre a realidade, depois julgamos isso à luz da Palavra de Deus e aprovamos dez compromissos que queremos assumir”, enfatizou o bispo primaz do Brasil.

LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA:

1534237535063_Documento de Fortaleza – FINALi

ACOMPANHE AS IMAGENS: https://www.facebook.com/cnbbne1/