Bispos do Ceará participam de reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) em Fortaleza

Os bispos do Ceará estão reunidos em Fortaleza para o Conselho Episcopal Regional Nordeste 1 (Conser). O encontro acontece de 25 a 28 de junho na Casa “Maria Auxílio dos Cristãos”, em Messejana. A programação tem início nesta segunda-feira, 25, com reunião dos bispos com o governador Camilo Santana e deverá seguir com reunião privativa dos bispos.

O encontro acontece semestralmente e é realizado como um instrumento colegial de comunhão e tem como objetivo acompanhar o caminho de evangelização, vida e ação da Igreja nesta região particular. “Uma reunião do Conselho é um momento de retomada dessa ação conjunta de reflexão, de orientação, de avaliação e de estímulo da ação evangelizadora”, ressalta o presidente do Conser, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Fazem parte do Conselho os bispos diocesanos, bispos auxiliares e bispos eméritos. Participam ainda os Coordenadores Diocesanos de Pastoral de Cada Diocese, Vigários Episcopais, além de representantes regionais de comissões, pastorais e organismos.

Evangelizar sempre com mais eficácia é o ponto de partida, de acordo com Dom José Antônio. “Evangelizar é a grande missão da Igreja, levar o Evangelho a todas as pessoas. Viver o Evangelho, testemunhá-lo e fazer o Reino de Deus acontecer como assim fez Jesus e entregou a seus discípulos e à Igreja no decorrer dos séculos. Tudo isso nos ajuda a pensar o ambiente, os destinatários, a situação, aquilo que nós vivemos e como viver esse anúncio concreto do Evangelho nessa realidade em que nós vivemos”, completa.

Programação

Na terça-feira, 26, a programação seguirá a sessão reservada aos bispos pela manhã e, à tarde, também participam representantes dos presbíteros de cada Diocese e Coordenadores Diocesanos de Pastoral. Na quarta-feira de 7h às 13h30 acontecerá o Encontro dos Bispos com os Coordenadores Diocesanos de Pastoral e representantes regionais de pastorais e organismos.

(Com informações e fotos da Comissão para a Comunicação Social – Ne 1)

Fonte: http://www.correiodasemana.com.br/noticias/dom-vasconcelos-participa-de-reuniao-do-conselho-episcopal-regional-conser-em-fortaleza/