Bênção do Chapéu: família romeira se despede da terra do Padre Cícero

Nas mãos, o chapéu, símbolo de uma nação que vem à terra da Mãe das Dores e do Padre Cícero em busca de alento. Nos olhos, fitos na Imagem da Mãe dolorosa, as lágrimas que retratam um coração cheio de saudades e experiências vividas durante os dias da peregrinação e a certeza da volta no próximo ano.

Tradição em todas as romarias, a Bênção do Chapéu e a Despedida dos Romeiros, reúne os peregrinos, vindos de todas as regiões do país, para o momento de entrega e agradecimento, marcando, assim, o encerramento da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores. Assim aconteceu ao meio-dia deste sábado, 15 de setembro.

A programação contou com a presença do bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, do pároco/reitor da Basílica Santuário, padre Cícero José, os vigários paroquias da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padres diocesanos e padres romeiros que, unidos à multidão, que lotava a Casa da Mãe, entoaram louvores à padroeira de Juazeiro do Norte.

Na celebração, o padre Cícero José convidou a todos os romeiros presentes para um momento de silêncio e oração em memória aos romeiros da Cidade de Ararendá (diocese de Crateús-CE), vítimas do acidente de trânsito, ocorrido no dia 07 de setembro, na CE-292, entre Nova Olinda e Crato.

Em sua fala, dom Gilberto Pastana frisou a saudade que o romeiro sente da Casa da Mãe. “Vocês chegaram na terra do Padre Cícero e da Mãe das Dores para rezar, converter-se, reforçar a fé. Vocês foram acolhidos e vivenciaram essa fé. Nesse momento de despedida, que acaba mexendo com os nossos sentimos, percebemos o vínculo de vocês com a Casa da Mãe. Vocês levam saudades e deixam saudades”, ressaltou.

Motivados pelo bispo diocesano, após a aspersão d’água, os romeiros, com o chapéu erguido, repetiram em uma só voz: “Mãe das Dores, eu vou embora cuidar da vida, mas não te esqueço, ó Mãe querida, e, no próximo ano, se Deus quiser, estarei de novo aqui na tua casa, minha Mãe querida”. Dom Pastana também lembrou que “a romaria inicia nas nossas casas, é ali que propagamos, reunimos a família. Alguns trazem as famílias, outros deixam parte da família em casa, para viver mais um ano de espiritualidade cristã vivenciada nesta romaria”.

Durante o canto de despedida, o “Adeus Maria”, a emoção tomou conta dos romeiros, que agradeceram a intercessão dessa boa Mãe e colocando, em seu colo materno, a esperança de retornarem no próximo ano.

Outro momento emocionante foi o testemunho de um devoto que, depressivo, mas por força do testemunho dos irmãos romeiros, em setembro de 2016 e por intercessão de Nossa Senhora, hoje se encontra curado.

Público

Durante a Despedida foi apresentado uma estimativa dos números de fiéis que participaram da Festa da Padroeira, que teve início no último dia 01 de setembro. O maior número de romeiros corresponde ao Estado de Alagoas, com 11.777 peregrinos, seguido de Pernambuco com 9.616; Paraíba com 1.274; Ceará com 699; Piauí 362; Rio Grande do Norte com 205; Sergipe com 123; Bahia com 73 e São Paulo com 33, totalizando 24.162 romeiros da Mãe das Dores. Esse percentual corresponde aos romeiros que se cadastraram junto à Basílica Nossa Senhora das Dores.

Premiação

Como acontece todos os anos, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretária de Turismo e Romaria realizou a entrega da premiação para os carros que participaram na tarde de ontem, 14 setembro, da Procissão dos Transportes. Na categoria bicicleta, ganhou o devoto Valdir Francisco de Caruru – PE; na categoria moto, Sidraque Alves, de Rio Largo – AL; na categoria carro de Passeio, Juvenal Antônio de Maceió – AL; na categoria ônibus, Felipe da Silva, de Maceió – AL,  e na categoria caminhão, Luciano Marque de Maceió – AL.

Dom Gilberto também entregou, para os padres romeiros, uma pequena lembrança em nome da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!