Bênção do Chapéu: família romeira se despede da terra do Padre Cícero

Nas mãos, o chapéu, símbolo de uma nação que vem à terra da Mãe das Dores e do Padre Cícero em busca de alento. Nos olhos, fitos na Imagem da Mãe dolorosa, as lágrimas que retratam um coração cheio de saudades e experiências vividas durante os dias da peregrinação e a certeza da volta no próximo ano.

Tradição em todas as romarias, a Bênção do Chapéu e a Despedida dos Romeiros, reúne os peregrinos, vindos de todas as regiões do país, para o momento de entrega e agradecimento, marcando, assim, o encerramento da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores. Assim aconteceu ao meio-dia deste sábado, 15 de setembro.

A programação contou com a presença do bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, do pároco/reitor da Basílica Santuário, padre Cícero José, os vigários paroquias da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, padres diocesanos e padres romeiros que, unidos à multidão, que lotava a Casa da Mãe, entoaram louvores à padroeira de Juazeiro do Norte.

Na celebração, o padre Cícero José convidou a todos os romeiros presentes para um momento de silêncio e oração em memória aos romeiros da Cidade de Ararendá (diocese de Crateús-CE), vítimas do acidente de trânsito, ocorrido no dia 07 de setembro, na CE-292, entre Nova Olinda e Crato.

Em sua fala, dom Gilberto Pastana frisou a saudade que o romeiro sente da Casa da Mãe. “Vocês chegaram na terra do Padre Cícero e da Mãe das Dores para rezar, converter-se, reforçar a fé. Vocês foram acolhidos e vivenciaram essa fé. Nesse momento de despedida, que acaba mexendo com os nossos sentimos, percebemos o vínculo de vocês com a Casa da Mãe. Vocês levam saudades e deixam saudades”, ressaltou.

Motivados pelo bispo diocesano, após a aspersão d’água, os romeiros, com o chapéu erguido, repetiram em uma só voz: “Mãe das Dores, eu vou embora cuidar da vida, mas não te esqueço, ó Mãe querida, e, no próximo ano, se Deus quiser, estarei de novo aqui na tua casa, minha Mãe querida”. Dom Pastana também lembrou que “a romaria inicia nas nossas casas, é ali que propagamos, reunimos a família. Alguns trazem as famílias, outros deixam parte da família em casa, para viver mais um ano de espiritualidade cristã vivenciada nesta romaria”.

Durante o canto de despedida, o “Adeus Maria”, a emoção tomou conta dos romeiros, que agradeceram a intercessão dessa boa Mãe e colocando, em seu colo materno, a esperança de retornarem no próximo ano.

Outro momento emocionante foi o testemunho de um devoto que, depressivo, mas por força do testemunho dos irmãos romeiros, em setembro de 2016 e por intercessão de Nossa Senhora, hoje se encontra curado.

Público

Durante a Despedida foi apresentado uma estimativa dos números de fiéis que participaram da Festa da Padroeira, que teve início no último dia 01 de setembro. O maior número de romeiros corresponde ao Estado de Alagoas, com 11.777 peregrinos, seguido de Pernambuco com 9.616; Paraíba com 1.274; Ceará com 699; Piauí 362; Rio Grande do Norte com 205; Sergipe com 123; Bahia com 73 e São Paulo com 33, totalizando 24.162 romeiros da Mãe das Dores. Esse percentual corresponde aos romeiros que se cadastraram junto à Basílica Nossa Senhora das Dores.

Premiação

Como acontece todos os anos, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretária de Turismo e Romaria realizou a entrega da premiação para os carros que participaram na tarde de ontem, 14 setembro, da Procissão dos Transportes. Na categoria bicicleta, ganhou o devoto Valdir Francisco de Caruru – PE; na categoria moto, Sidraque Alves, de Rio Largo – AL; na categoria carro de Passeio, Juvenal Antônio de Maceió – AL; na categoria ônibus, Felipe da Silva, de Maceió – AL,  e na categoria caminhão, Luciano Marque de Maceió – AL.

Dom Gilberto também entregou, para os padres romeiros, uma pequena lembrança em nome da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.