Beatificação de Benigna está mais próxima

Nessa sexta- feira, dia 15 de junho, dom Gilberto Pastana entregou ao padre Paulo Lemos, pároco da Paróquia Senhora Santana, de Santana do Cariri, uma cópia da documentação recebida, semana passada, do professor Vittorio Capuzza, postulador da causa de Benigna Cardoso, na Congregação para Causa dos Santos, no Vaticano. O conjunto de documentos (todo em italiano, com 06 capítulos e 204 páginas) é chamado de “Positio Super Martyrio”, ou seja, “Posição sobre Martírio”.

Este foi um passo de grande relevância para o andamento do processo de beatificação de Benigna, sendo também a fase mais demorada, pois nela toda a documentação sobre a vida da candidata passa por uma análise criteriosa do Cardeal Postulador da causa. “O recebimento da Positio significa dizer que temos uma garantia de que Benigna está próxima de ser beatificada para, portanto, chegar aos altares da Igreja”, explicou dom Gilberto.

Benigna recebeu o título de Serva de Deus em janeiro de 2013, quando o processo foi oficialmente iniciado. Durante estes cinco anos as circunstâncias que envolveram sua morte foram estudadas, para comprovar se ela, realmente, sacrificou-se por exercer virtudes relacionadas à fé.

Com a conclusão do estudo um leque de esperanças foi aberto no coração dos devotos. Os sinais da beatificação de Benigna já começam a ser visualizados mais de perto e a gratidão por todos que contribuíram até aqui, não pode ser esquecida. “Receber esta documentação é, para nós, um momento histórico. Parabenizamos a nossa diocese, na pessoa de nosso bispo dom Gilberto Pastana, nosso bispo emérito dom Fernando Panico, o monsenhor Vitaliano Mattioli (in memoriam) e todas as comissões que vêm fazendo esse trabalho. Esperamos que o nosso povo possa, cada vez mais, corresponder a esta graça divina de ter Benigna como santa, como inspiração. Temos que intensificar nossa oração para que dê tudo certo”, conclamou o padre Paulo.

Como Benigna é considerada mártir, para sua beatificação não é necessário comprovação de um milagre. Agora, o próximo passo é a análise da “Positio” pela comissão dos teólogos, em Roma, que deve acontecer em outubro. Depois, o processo será encaminhado para a análise da comissão dos bispos e, por fim, segue para a decisão do Papa. Se aprovado, em consistório ordinário público, Benigna será declarada a primeira Beata do Ceará.

Após a beatificação, a Mártir da Castidade passará pelo processo de canonização, podendo ser declarada santa, passando a ser cultuada universalmente.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)