Momento formativo com dom Gilberto Pastana. (Foto: Patrícia Silva)

Assembleia Paroquial é realizada em Nova Olinda

As plaquinhas no vaso de flores colocado na entrada do Centro de Pastoral da Paróquia São Sebastião, de Nova Olinda, abaixo das bandeiras do Vaticano, da Diocese de Crato e da Paróquia, recepcionou os agentes de pastorais e coordenadores de comunidades, participantes da Assembleia Paroquial, realizada neste domingo, dia 7 de abril. A ciranda, cantada e dançada na oração de abertura, marcou o inicio da discussão de uma nova caminhada pensada com e em prol da comunidade.

“Realizamos esta assembleia anualmente. O objetivo é ver o que pensamos e conseguimos realizar da assembleia do ano passado e, a partir dai, planejar o que queremos realizar neste próximo ano pastoral que, esta edição, tem como destaque a preparação para os 40 anos de criação da paróquia a ser celebrado dia 20 de janeiro de 2020. Esperamos que a gente possa despertar para um compromisso maior, um sentimento de pertença com a Igreja, a diocese e as comunidades”, disse o pároco, padre César Retrão.

Para fomentar este espírito de unidade e comunidade, o Conselho de Pastoral optou em realizar, na parte formativa, um estudo sobre o Documento 100 da CNBB, “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”. Dom Gilberto Pastana foi convidado para assessorar este momento realizado na parte da manhã.

O bispo explanou o documento, lembrando que ele é fundamentado na Palavra de Deus. Sobre o Ser Comunidade Cristã, elencou as seguintes características: “A gente conhece a Comunidade Cristã porque ela está sempre atenta ao que Igreja está dizendo. A Comunidade é Cristã porque vive na comunhão, ainda que peque ou erre, mas queremos a comunhão. A Comunidade Cristã se caracteriza pela celebração da eucaristia, da fração do pão. A Comunidade Cristã se caracteriza pela oração”.

Na programação, que seguiu até a tarde, os participantes ainda foram divididos em grupos para constatarem o que já se vive no âmbito da conversão pastoral e o que se precisa aprimorar, apresentando em plenária. O planejamento do novo ano pastoral foi a última atividade do encontro.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE