Área de Pastoral – Encerrada a Festa de São Sebastião em Dom Quintino, no Crato

O dia 20 de janeiro para o cristão católico é dedicado a São Sebastião. No distrito Dom Quintino a 25 quilômetros de Crato, o santo tem uma igreja erguida em sua homenagem. E, a mais de cem anos, os fiéis mantêm a devoção ao Mártir, considerado defensor contra a fome, a peste e a guerra.

A missa solene de encerramento foi presidida pelo pároco de São José Operário, Padre José Ricardo Sales, paróquia a que pertence a Área de Pastoral. O momento religioso contou com grande participação dos fiéis, que acompanharam a  tradicional procissão e benção do Santíssimo. A festa iniciou no último dia 10 e trouxe como tema: “Devotos de São Sebastião, sejamos cristãos comprometidos com a evangelização”. E lema: “Sal da terra e luz do mundo”.

O novenário, conforme explicou Padre Ricardo, trouxe para os fiéis uma mensagem de comprometimento com a evangelização, e ouviu também os anseios dos cristãos. “Destaco o resgate de pessoas, que por algum motivo estavam afastadas da igreja. Os missionários que visitaram as famílias das comunidades, acolheram os pedidos desse povo desejoso de uma igreja mais acolhedora, mais próxima, uma igreja – Casa de todos”. Padre Ricardo finalizaou afirmando que muitos frutos serão colhidos após esse novenário que tem como principal objetivo a transmissão da fé – dever de todos.

Na Região do Cariri, de modo especial, os fiéis depositam ainda confiança no santo com pedidos de saúde e um bom inverno (quadra invernosa), como explicou o trabalhador rural Raimundo Ferreira, 59 anos. “De hoje em diante é inverno, pois sei que ele vai mandar chuva, afirmou o trabalhador”.

Veja, também, o documentário: “O que é a Festa de Janeiro?”:

Redação: Jornalista Ronuery Rodrigues/Colaborador

Fotos: Isac Brasil Documentário:

Documentário: Rafael Pereira