Crismanda acendendo a vela no Círio Pascal. (Foto: Patrícia Silva)

Aos crismandos: “Enxergarem melhor a partir da luz da fé”

No dia em que a Igreja Católica celebra a memória de Santa Luzia, 13 de dezembro, os crismandos que confirmaram o batismo na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato, foram convidados, por dom Gilberto Pastana, à “enxergarem melhor a partir da luz da fé”.

Antes de ungir os jovens com o óleo do crisma, o bispo ainda falou sobre a importância do testemunho que cada cristão tem que dar a partir da própria vida, como fez a santa invocada por todos como protetora dos olhos. “O cristão tem que seguir o que Cristo ensina e não o que quer. Santa Luzia fez isso. Ela morreu por isso. Ela poderia ter cedido, mas preferiu ser fiel ao Senhor”, disse.

Após a apresentação dos crismandos à comunidade paroquial e provocar uma reflexão sobre o papel dos padrinhos e pais na vida dos que, a partir daquele dia, tornaram-se, publicamente, maduros na fé, dom Gilberto conduziu a renovação das promessas batismais e ungiu os jovens com o óleo do crisma. Este dia possibilita, segundo Vandenizio Santos Silva, coordenador paroquial da catequese do crisma, uma profundidade maior do mistério de Cristo.

Isso foi o que sentiu o jovem Pedro Rodrigues, de 16 anos, um dos jovens crismados. Ele destacou os momentos de oração e formações, proporcionadas pelos encontros de catequese, como o que o impulsionou a continuar a caminhada com Jesus Cristo. De uma forma comparativa, segundo ele, o Pedro antes era uma pessoa muito imatura na fé e o Pedro hoje é uma pessoa pronta para dizer sim para Jesus Cristo.

Neste dia foram crismadas 65 pessoas, sendo elas da sede da paróquia e também das comunidades Pantanal, Vila Nova e Zacarias Gonçalves.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)