A missa iniciou às 19h. (Foto: Patrícia Silva)

Altaneira: Festejos à Santa Teresa de Ávila são concluídos

Devotos e devotas de Santa Teresa de Ávila, residentes em Altaneira- CE, participaram, na noite desta segunda- feira, dia 15 de outubro, do encerramento das comemorações pelo dia da padroeira que teve início com a procissão solene, saindo do Ginásio Poliesportivo em direção a Igreja Matriz, seguida da celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre Damião Peixoto.

“Sob a proteção de Santa Teresa caminhemos como povo de Deus na fé, esperança e caridade”, foi o tema escolhido para reflexão durante todo o novenário, que teve início no último dia 6. Nos dias de programação os fiéis ainda tiveram a oportunidade de se aprofundarem na história da comunidade, que neste ano celebrou 80 anos de festejo e 15 anos de paróquia. “Aproveitamos para relembrar toda esta história, celebrar e agradecer a Deus. Foi uma festa muito bem celebrada e participada”, considerou o padre Damião.

O exemplo de Teresa, como uma mulher de grande personalidade e obediente a Deus foi recordado pelo bispo durante a homilia. “Ela desagradou muita gente. Não pense que Santa Teresa tinha uma vida fácil. Ela teve que enfrentar muitas oposições. Ela teve que ficar sozinha, evidentemente, com a força de Deus, porque era fiel a Deus. Ela teve que enfrentar muita gente que se dizia seguidor de Jesus, que se dizia cristão de boca, mas não de testemunho, não de vivacidade, não de esperança”, falou.

Ainda falando sobre o modelo de vida de Teresa, dom Pastana propôs algumas perguntas para a assembleia refletir: “Olhemos para nós mesmos: qual é a importância de Jesus na minha vida? Qual a importância da palavra de Deus?”, indagou. Depois continuou: “Por que Teresa era de Jesus? Porque ela não tomava nenhuma decisão sem antes rezar, sem antes checar a sua vontade pra ver se era a vontade do amado, de Jesus. De forma que ela mudava os seus pensamentos por causa dos pensamentos de Jesus. Como ela, precisamos saber se procuramos praticar esta palavra, pois são palavras de vida eterna que nos dão a segurança do reino. Devemos ser obedientes a palavra de Deus”, disse.

O bispo ainda pediu aos fiéis para agradecerem a Deus por Ele proporcionar, através do festejo, este tempo para pensarem como estão exercendo o ser cristão. “Deus nos criou para o seu reino. Nós estamos caminhando para o Seu reino? Não nos cansemos de fazer o bem. Aqueles que acolhem o sinal de Deus em sua vida fazem sempre o bem, sofrem por fazerem o bem, mas não deixa de fazer o bem porque eles sabem que essa força que motiva para fazer o bem é a força de Deus”, completou.

A celebração também foi rezada em ação de graças pelo aniversário sacerdotal do padre Damião, que junto aos irmãos no sacerdócio, padres Pedro André Bitu e José Vicente dos Santos, completaram, neste dia, quatro anos de ordenação presbiteral.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)