“A preparação para a crisma me ajudou a acreditar na existência de Deus”, relatou jovem de Mauriti

Nesta sexta- feira, dia 23 de fevereiro, 528 jovens da cidade de Mauriti receberam o sacramento da crisma, na Igreja Matriz. Devido a quantidade, a turma foi dividida em duas celebrações: uma às 16h e outra às 19h, sendo ambas presididas por dom Gilberto Pastana e concelebradas pelo pároco, padre Fernandes José, e o vigário, padre Ismael Vogas.

“Hoje vocês recebem este importante sacramento. Sacramento da maturidade cristã. Hoje vocês vêm confirmar o batismo e essa confirmação é verídica, se vocês agora, na comunidade, exercerem o papel de cristãos. Acolham esse Espírito e deixem-se conduzir por Ele, renovando sua maneira de pensar e agir. O Espirito vai conduzir vocês para seguir Jesus e assim se tornarem autenticamente seguidores do Senhor. Este sacramento marca nossa vida adulta, por isso é um sacramento que depende da própria pessoa. Vocês não devem estar aqui para fazer a vontade do pai e da mãe, mas para descobrir que Deus os ama”, disse dom Gilberto aos jovens.

Foi com esse desejo, de “descobrir que Deus o ama”, que Luciano de Souza, de 16 anos, entrou na catequese. Na verdade, devido os bullying que sofria na escola e na sociedade, chegou a questionar a existência de Deus. Não sabia ele que os encontros semanais lhe proporcionariam o encontro pessoal com Cristo, prova maior do amor do Criador pela humanidade. “Teve um período que minha vida estava muito difícil e eu cheguei a duvidar de Deus. Ai no encontro que nós estávamos na capela, a nossa catequista percebeu que eu estava diferente e me chamou para conversar, mas de início eu não quis. Ela insistiu, insistiu e eu contei o que estava acontecendo comigo. Ai ela me ajudou a ter fé em Deus. A preparação para a crisma me ajudou a acreditar na existência de Deus e em seu amor por cada um de nós”, relatou Luciano, informando ainda que o sacramento lhe despertou o desejo de engajamento pastoral, por isso já está procurando grupos de jovens para exercer sua vida missionária.

A catequista do Luciano era Maria Rosária Alexandre, do Sítio Santana. Ela é nova nesta missão. Já participava da Igreja em outros movimentos, mas na catequese de crisma foi primeiro ano. O desafio de trabalhar com jovens lhe assustou de início, quando foi convidada para assumir uma turma, mas com os encontros semanais foi apaixonando-se por esse serviço pastoral. O contato com Luciano foi para ela a certeza de que Deus a queria ali. “Conversei com ele, disse que ele foi o meu milagre. Uma missão que Deus colocou em minha mão que eu consegui ajudar”, falou emocionada.

Ao todo quarenta e dois catequistas de crisma estiveram presentes nas vinte e nove comunidades da paróquia, preparando os jovens para confirmarem o batismo.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)