A evangelização da família

O zelo pela formação dos batizados e, especialmente, dos noivos para uma salutar compreensão e digna celebração do sacramento do Matrimônio, é um dos cuidados que urgem prioritariamente a ação evangelizadora da Igreja no mundo atual. O Papa Francisco, neste início do seu abençoado Pontificado, deseja promover a reflexão de toda a comunidade dos cristãos e a participação responsável do episcopado das diversas partes do mundo sobre o tema da pastoral da família. No próximo mês de outubro, realizar-se-á uma Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco, com o título: “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Sob a guia do Papa e dos bispos, a Igreja se move comunitariamente na reflexão e na oração, para assumir as orientações pastorais comuns sobre a Pastoral da Família. É bom insistir na importância de realizar um caminho na plena comunhão da comunidade eclesial.

No Concílio Vaticano II começou-se a delinear na Igreja uma proposta inspiradora para os esforços da evangelização da família. Desde o início de seu pontificado, o Papa João Paulo II dedicou atenção especial à família. Em 1981, no IV Sínodo dos Bispos, foi promulgado a Exortação Apostólica Familiaris Consortio sobre a missão da família cristã no mundo de hoje. Desde então, foram realizadas muitas ações pela Igreja no Brasil, mas, percebe-se que a missão da Pastoral Familiar é muito mais ampla, urgente e indispensável. A família deve ser ajudada por uma pastoral familiar intensa e vigorosa (cf. Bento XVI, Discurso inaugural, Aparecida, 2007, n. 5).

A nossa Diocese de Crato vem insistindo na implantação, nas nossas Paróquias e comunidades, de uma Pastoral Familiar efetiva. “Em toda Diocese se requer uma Pastoral Familiar intensa e vigorosa para proclamar o Evangelho de Família, promover a cultura da vida e trabalhar para que os direitos das famílias sejam reconhecidos e respeitados” (Papa Bento XVI, V Conferência de Aparecida, 1997). Recordamos o apelo do Papa das Famílias, São João Paulo II aos Bispos do Brasil: “A família deve ser a vossa grande prioridade pastoral! Sem uma família respeitada e estável, não pode haver organismo social sadio, sem ela não pode haver uma verdadeira comunidade eclesial” (João Paulo II, outubro de 1.991 aos Bispos Brasileiros em Campo Grande, MS).

Da Pastoral da Família é parte importantíssima e indispensável, embora não única, a preparação para o Sacramento do Matrimônio. Tal preparação comporta um processo gradativo de formação: inicia com uma preparação remota que é articulada com a catequese da crisma e de adultos, com a pastoral da Juventude e a escola; passa para uma preparação próxima ao Sacramento do Matrimônio, voltada para evangelizar namorados e noivos; e desemboca na preparação imediata: diálogo com o Padre, retiro espiritual, rito sacramental e celebração.