A caridade de Cristo vos impele: Pastorais sociais se reúnem em assembleia

Coordenadores de pastorais e lideranças que trabalham no campo das transformações sociais e políticas das paróquias e áreas pastorais da Diocese de Crato se reuniram, em assembleia, durante todo este sábado (22). O local do encontro foi o Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, em Crato. Sob a assessoria do coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Vidal, discutiram sobre o caminho percorrido até aqui, as muitas interrogações a respeito da identidade, objetivos e metas de seus trabalhos cotidianos, a partir de uma pesquisa aplicada junto às paróquias. A Doutrina Social da Igreja também esteve em pauta.

De acordo com Padre Vileci, as Pastorais Sociais integram o Ministério da Caridade. E têm como finalidade concretizar em ações sociais e específicas a proposta da “Igreja em Saída”, indo ao encontro dos mais necessitados, de conforto espiritual e de promoção humana.

Compareceram a assembleia a coordenação diocesana das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Organismos que trabalham com crianças, adolescentes e dependentes químicos, Apostilado da Oração, as pastorais da Sobriedade, da Criança, Idoso, Carcerária, AIDS, Comunicação, Juventude, além de coordenadores paroquiais do Ministério da Caridade.

Para Fernando Ítalo, da Pastoral da Juventude, o trabalho desenvolvido o leva a enxergar além. “A gente consegue ver melhor o lado daquele que é oprimido e desfavorecido na sociedade. E essa vivência me acrescenta muito, tanto na vida pessoal quanto pastoral e eclesial”. Didália Melo, da Pastoral da Criança, partilha do mesmo sentimento. Segundo ela, atuar no Ministério da Caridade, possibilita estar atenta às necessidades reais dos irmãos. “São demandas distintas que apresentam – se como desafios, mas, como disse o Papa Francisco, ‘Eu sou uma missão nesta terra e para isso estou neste mundo’. E, assim, como nas primeiras comunidades cristãs, nós, os leigos, precisamos estar conscientes e assumir uma participação social e política mais efetiva, nos articulando para uma ação evangelizadora e transformadora, fundamentadas na essência que nos inspira: o amor a Cristo”, considerou.

A Assembleia das Pastorais Sociais, que começou neste sábado, tem seu ponto alto neste domingo (23), na Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato. Lá, reflete o tema: “Missão e Sustentabilidade”.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação