5ª edição da Romaria ao Pontal do Padre Cícero celebra 85 anos da morte do Patriarca do Nordeste

A Serra do Quincuncá, em Farias Brito, foi o local para onde centenas de devotos do padre Cícero Romão Batista se dirigiram em uma caminhada que saiu da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na tarde do último sábado, 20 de julho. A peregrinação aconteceu como parte da programação da 5ª Romaria ao Pontal do Padre Cícero que foi concluída à noite com a missa pelos 85 anos da passagem para a vida eterna do Patriarca do Nordeste, presidida por dom Gilberto Pastana.

Rezando e cantando os romeiros percorreram cerca de seis quilômetros para chegar ao Pontal. As subidas íngremes não os desanimaram, pois a fé era muito maior, sendo externada em suas diversas particularidades. A agricultora Maria Verônica da Silva, por exemplo, que participou de todas as edições desta romaria, fez o percurso descalça, motivada pela gratidão da intercessão do “Padrinho”. “Desde o primeiro ano decidi que ia vir assim até quando não puder mais. Hoje faz cinco anos que venho descalça. Meu padrinho já me ajudou muito. Tenho ele como meu protetor, pois já consegui muitas graças através dele”, revelou.

Chegando ao pé da serra, com uma vista privilegiada da cidade, dona Maria com os demais devotos participaram da Missa que foi concelebrada pelo pároco, padre Francisco de Paulo da Silva, e pelo reitor do Seminário Diocesano São José, padre Acurcio Barros. Ao fim da missa seminaristas da diocese de Crato, que encerravam a Missão de Férias, homenagearam o padre Cícero.

Romaria ao Pontal do Padre Cícero

As romarias ao Pontal do Padre Cícero nasceram inspiradas em uma história de devoção popular. “Conta-se que aqui nesse pé de Juá foi um dos lugares que o padre Cícero amarrou um cavalo e daqui ele olhou dizendo que, se Juazeiro do Norte e Crato virassem mar, aqui seria o porto seguro para ancorar  os barcos e navios que viessem por aqui. Então diante dessa história aqui tornou-se também esse lugar de referência ao nosso Padrinho Cícero”, explicou padre Paulo.

Segundo a organização, o objetivo desta romaria é reforçar a devoção ao Padre Cícero, que já é muito forte em todo o Nordeste, e fazer  com que ela seja um momento importante na caminhada de fé dos romeiros. “É a fé que traz esse povo para cá”, enfatizou o pároco.

Além da missa celebrada no encerramento da romaria, todo dia 20 de cada mês, às cinco horas da tarde, também acontece celebração eucarística em sufrágio da alma do padre Cícero no Pontal dedicado a ele.

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE