Devoção a Benigna Cardoso atrai milhares de fiéis a Santana do Cariri- CE

Hoje, 24, aconteceu a 11ª Romaria a Benigna Cardoso, na cidade de Santana do Cariri- CE, onde mais de 5 mil fiéis, segundo a Policia Militar do Ceará, participaram de um momento de oração no bairro de Inhumas, seguido de caminhada até a Igreja Matriz de Senhora Santana, concluindo com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada pelo pároco, Pe. Paulo Lemos, juntamente com diversos sacerdotes da Diocese de Crato. A romaria traz como tema “Com Benigna testemunhemos uma igreja romeira e missionária”.

A mártir da castidade, como também é conhecida a jovem Benigna, que foi brutalmente assassinada em 24 de outubro de 1941, aos 13 anos, por defender sua castidade, está com o processo de beatificação sendo analisado pela Congregação para causa dos Santos, no Vaticano, que já lhe atribuiu o título de Serva de Deus. Dom Fernando explicou que o processo de Benigna está sendo estudado com atenção particular em Roma e que será submetido ao discernimento e oração do Santo Papa, demostrou também esperança na resposta positiva do caso, “tenho para mim que não demorará muito. São vários os testemunhos de graças alcançadas pela intercessão de Benigna. Por enquanto temos que respeitar o tempo da Santa Igreja”.

O bispo disse que se a mártir Benigna for beatificada, o dia 24 de outubro poderá ser o dia em que a sagrada liturgia fará sua memória. Também falou do exemplo de tantos padres, religiosos e religiosas, e leigos que passaram pela Diocese de Crato no primeiro centenário e doando sua vida pelo amor ao evangelho. Frisou a paixão de Benigna por Cristo como um exemplo heroico e disse esperar que os frutos de uma igreja que trabalha sempre unida possam ser colhidos no dia- a- dia da missão.

Devota Mirtes Pires que foi a Santana do Cariri agradecer por uma graça alcançada. (Foto: Patrícia Silva)

O número de devotos da “Heroína da Castidade” cresce cada vez mais e muito deles, como uma forma de agradecimento pelas graças alcançadas, se deslocam até Santana do Cariri para pagar suas promessas, como é o caso da autônoma Mirtes Pires, 49, que após ser curada de um caroço no seio no último mês de setembro, vestiu- se com um vestido parecido com o da jovem mártir, de cor vermelha com bolas brancas, e ao chegar ao local onde aconteceu o martírio o ofereceu como ex-voto, sendo testemunhal da graça alcançada.

Fato que não foi diferente com a professora Lúcia Castro, 57, que teve um aneurisma cerebral, chegando a realizar a cirurgia em Sobral- CE e, segundo ela, pela intercessão de Benigna, conseguiu se recuperar sem nenhuma sequela. “Acreditei na intercessão da jovem Benigna e hoje estou aqui, curada”, testemunhou.

Pe. Paulo Lemos falou que são vários os testemunhos, de graças alcançadas através de Benigna, que chegam a Matriz de Senhora Santana, como de cura de câncer, depressão e favores diversos, explica também que, de forma organizada, a romaria está em sua 11ª edição, mas desde 1941 muitas pessoas vinham a Inhumas prestar sua devoção. “A romaria sempre é um momento muito forte para a paróquia e a Diocese de Crato. É quando mais uma vez damos continuidade a este testemunho de fé do povo de Deus, relembrando Benigna como modelo de santidade da diocese centenária. Avalio de forma muito positiva a romaria 2014. Estamos com um sentimento de gratidão”, afirmou.

Dom Fernando Panico acolhendo os fiéis antes da caminhada. (Foto: Patrícia Silva)
Dom Fernando Panico acolhendo os fiéis antes da peregrinação. (Foto: Patrícia Silva)

Além da romaria de hoje os fiéis vêm a Santana do Cariri no decorrer de todo o ano, em especial na festa de Senhora Santana, que acontece de 16 a 26 de julho, e já se tornou parte do calendário de romaria a Benigna, como também no terceiro sábado de cada mês onde é celebrada a Santa Missa, às 16h, na capela de Inhumas.

Santana do Cariri possui 17 mil habitantes e no período de romaria recebe mais de 20 mil romeiros, ou seja, a cidade mais que duplica o número de sua população chegando a ter aproximadamente 40 mil pessoas. Segundo o vereador e líder do governo em Santana do Cariri, João Paulo Cabral, o número de devotos que visitam o município na romaria de outubro varia entre 40 e 50 mil pessoas, sem se contar nas pequenas romarias realizadas no decorrer de todo o ano, eventualidade que contribui com o desenvolvimento econômico e social do município. “Esta romaria transforma a cidade”, afirmou.

Tendo em vista a grande participação dos devotos o vereador informou que a prefeitura está investindo em obras para melhorar a infraestrutura da cidade e acolher melhor os romeiros. “Estamos buscando, com os órgãos competentes, proporcionar uma melhor infraestrutura. Já existem emendas parlamentares para fazermos o Corredor da Fé de Benigna, que visa à ampliação da via de acesso do bairro de Inhumas até sede da cidade, percurso de 2 km que será calçado em paralelepípedo e com zonas que chamaremos de estações, para que o romeiro possa percorre-lo peregrinando e demostrando sua fé”, disse.

Fiéis participam de Peregrinação do bairro de Inhumas até a igreja Matriz de Senhora Santana. (Foto: Patrícia Silva)
Fiéis participam de peregrinação do bairro de Inhumas até a igreja Matriz de Senhora Santana. (Foto: Patrícia Silva)

As obras citadas pelo vereador deverão iniciar em dezembro, logo após o período eleitoral, com previsão para serem concluídas antes do dia 24 de outubro de 2015. A prefeita Danieli Machado decretou a data da Romaria de Benigna, dia 24 de outubro, como feriado municipal.

A exposição Heroína da Castidade que apresenta peças utilizadas por Benigna, como o terço e a bíblia, esteve exposta durante o tríduo preparatório e a romaria, no salão paroquial da Matriz.