Per

Imagem de Nossa Senhora da Penha, com mais de 270 anos, sai do altar da Catedral pela 1ª vez para peregrinar na Forania V, em comemoração ao centenário da Diocese de Crato

O dia 14 de junho foi dia de festa para os fiéis paroquianos da região foranea V, pertencentes à Diocese de Crato, pois nesta data aconteceu a 1ª peregrinação, a esta forania, com a imagem histórica de Nossa Senhora da Penha, padroeira da diocese, que a aproximadamente 270 se encontra no altar da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. A peregrinação com a imagem, que está dentro das comemorações do centenário da Diocese, vai acontecer em todas as cinco foranias.

O pátio da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales-CE, foi escolhido pela Forania V, para acolher as centenas de fiéis que participaram da peregrinação, vindo das dez paróquias da região foranea, como também aqueles que se reuniram na cidade de Crato saindo em carreata.

Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha, que saiu da cidade do Crato em direção a Campos Sales. (Foto: Patrícia Silva)

Dom Fernando se mostrou muito emocionado com este acontecimento, lembrou aos fiéis da responsabilidade de dar continuidade à caminhada da diocese para os anos seguintes e os encorajou a estarem sempre firmes na fé, anunciando o verdadeiro amor através de suas ações, como fez Maria. “Hoje Maria fez o mesmo ato que realizou ao visitar sua prima Izabel. Ela saiu de sua casa, na Catedral Nossa Senhora da Penha, e se fez peregrina, romeira e missionária para vir ao encontro de vocês”, afirmou ele.

Sobre a importância de Maria para a vida de fé do cristão, o bispo ressaltou que “amar a Nossa Senhora não deve ser um acessório, mas sim amar o que Deus amou desde toda a eternidade”, e ainda, “Maria é nossa mãe solicita, modelo de vida cristã ela seguiu Jesus e viveu Jesus em todas as suas ações. Nossa Senhora vem aqui para despertar em cada um de vocês a capacidade de cantarem as maravilhas que Deus tem feito em nossa vida, em toda nossa diocese centenária”.

Celebração da Santa Missa na peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha, na Forania V. (Foto: Patrícia Silva)

O vigário geral da Forania V, Pe. Francisco César Pereira Retrão, disse considerar esse momento de muito importância e que se sente feliz pela peregrinação começar pela sua região foranea. Segundo ele “a festa já está começando muito bonita e esperamos que todos possam compreender o verdadeiro sentido do jubileu que é despertar nos fiéis a necessidade de assumir cada vez mais a sua fé, o seu cristianismo, a adesão a Jesus Cristo com mais fervor olhando para estes 100 anos de evangelização da nossa diocese”.

Os fiéis que vieram de diversas cidades demostravam muita alegria e fé por todo o contexto do que está sendo vivenciado. Para o estudante Francisco Diego Fernandes Arrais, 24, que veio de Antonina do Norte, este momento marca a unidade entre as paróquias que recebem a padroeira da diocese, “para nós é uma grande honra vivenciarmos este momento nesta festa do centenário, fortalece a nossa fé, pois eu considero um testemunho a nível diocesano da importância de Maria em nossa vida cristã, que nos encaminha para a salvação que é o próprio Cristo”.

Fiéis festejando a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha. (Foto: Patrícia Silva)

As réplicas

A imagem original de Nossa Senhora da Penha, que carrega em si todo um sentido histórico e espiritual, foi doada no ano 1745 por frades capuchinhos do Convento da Penha, da cidade de Recife, a Missão do Miranda, atual cidade do Crato e sede da diocese.

E ao final da celebração cada uma das paróquias da Forania recebeu uma réplica da primeira imagem da padroeira diocesana, que segundo Dom Fernando tem o objetivo de lembrar aos fiéis que “somos uma só família, que vivemos unidos e a presença da Virgem da Penha, que visitará cada comunidade, cada distrito, é para acima de tudo levar o amor de Deus a todos”.

Momento da entrega das réplicas aos representantes das Paróquias da Forania V. (Foto: Patrícia Silva)

A monitora do Memorial Patativa do Assaré, Eva de Oliveira, 30, que veio de Assaré-CE, disse estar emocionada por todo este acontecimento, “estou me sentindo muito feliz, nós viemos receber a réplica de Nossa Senhora da Penha para levar para a nossa cidade, vieram cerca de 30 pessoas, e para nós é um momento muito importante, pois temos a oportunidade de continuarmos esta peregrinação em nossas comunidades. Aqueles que não vieram conosco poderão vivenciar esta festa de fé, que está sendo o centenário, com a peregrinação através da visita da réplica”.

Representantes da Paróquia de Santo Antônio, de Antonina do Norte, com a réplica da imagem de Nossa Senhora da Penha. (Foto: Patrícia Silva)

O secretário geral da comissão para o Jubileu, Pe. Weslley Barros, disse estar satisfeito com este primeiro momento. Para ele “a participação do povo, a acolhida das paróquias foi muito positiva, então só temos que avaliar positivamente, pois os sinais que nós vimos foram sinais de alegria, de participação, de motivação, de uma fé viva que acontece no dia- a- dia do povo de Deus e que quando a gente se reúne tudo se faz mais bonito e mais visível”.

O padre disse também que já se encontra com grandes expectativas para a próxima peregrinação que acontecerá na cidade de Várzea Alegre no dia 21 de junho, saindo da Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, às 15h.